População volta a marchar este sábado pelos serviços de saúde de Ovar
Escrito por AVfm em 28/09/2023
O movimento cívico Coração Vareiro volta a resgatar o apelo “ACORDA OVAR! Pela tua SAÚDE!“, após o Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar e os serviços de saúde continuarem integrados na nova Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Aveiro.
A manifestação está marcada para as 11h00 deste sábado, 30 de setembro, com uma marcha a ter início no Largo da Estação, passando pelas principais artérias da cidade de Ovar até chegar ao Tribunal da Justiça.
A população e os órgãos de poder local já demonstraram por várias vezes o desagrado com a agregação de Ovar à ULS de Aveiro, quando a população de Ovar, um universo de 55 Mil utentes, recorre, desde 1999, ao Hospital S. Sebastião, no concelho vizinho de Santa Maria da Feira.
Com esta nova organização, os utentes de Ovar passarão a ser seguidos nos hospitais de Aveiro e Coimbra, a distâncias muito maiores, o que, para a plataforma Coração Vareiro, é uma “situação extremamente grave”, alertando:
O momento é de SERIEDADE, exige responsabilidade e saber agir!
(…)
É necessária uma resposta cívica, apartidária.
O movimento cívico mostra-se expectante quanto à intervenção da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, cuja presidente se disponibilizou para analisar o plano final do Governo e apresentar propostas de melhoria.
Assim, além da manifestação, o Coração Vareiro “mostrar o que Pensa Ovar” sobre a reorganização do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na região, através da apresentação de um referendo, onde constam as reivindicações da comunidade.
[give_form id=”81006″]