Primeiro veículo certificado pela OMS para transporte de vacinas é da Toyota
Escrito por AVfm em 05/04/2021
A Organização Mundial de Saúde (OMS) certificou o primeiro veículo desenvolvido especialmente para o transporte de vacinas, o Toyota Land Cruiser, após a viatura adaptada ter cumprido os padrões de desempenho, qualidade e segurança.
As marcas Toyota Tsusho Corporation, Toyota Motor Corporation e B Medical Systems firmaram uma parceria, dedicada ao desenvolvimento e adaptação do Toyota Land Cruiser 78 para fins logísticos singulares, relacionados com o transporte de vacinas.
O modelo é mais uma variante da extensa, robusta e bem sucedida gama Land Cruiser 70 Series, que também tem unidades a ser fabricadas em Portugal, na Toyota Salvador Caetano de Ovar, onde se produz o Land Cruiser na variante 79.
A nova versão refrigerada do veículo foi distinguida com a pré-qualificação PQS (Performance, Quality and Safety – Desempenho, Qualidade e Segurança), um sistema que certifica o desenvolvimento de dispositivos e equipamentos médicos, de acordo com padrões de qualidade previamente definidos.
O novo Toyota Land Cruiser possui uma arca refrigeradora, com 396 litros de capacidade, o que lhe permite transportar até 400 packs de vacinas. Alimentado por uma bateria independente, o equipamento pode funcionar até 16 horas de forma completamente autónoma.
Para além dessa possibilidade, o sistema de refrigeração pode ainda ser alimentado por uma fonte externa de energia e mesmo pelo próprio Land Cruiser, quando este se encontra em andamento!