PSP: Burla resolvida com a colaboração da Guardia Civil Espanhola
Escrito por AVfm em 20/08/2020
No mês passado, um homem de 56 anos, empresário, através de uma plataforma online de compra e venda, colocou a sua autocaravana à venda. Em resposta ao seu anúncio, houve um comprador que se mostrou interessado, estabelecendo contato para um possível negócio.
A 23 de Julho, após formalizar uma proposta e ter recebido um comprovativo de transferência bancária no valor de 28.000€, o homem fez a entrega do veículo ao comprador.
Passados dois dias, não tendo o valor entrado na sua conta bancária, dirigiu-se ao balcão da instituição na busca de uma explicação. Aí, foi informado que a transferência nunca chegou a ser concretizada, constatando que tinha sido vítima de burla.
Tendo apresentado queixa na Polícia de Segurança Pública (PSP) dos fatos, o Comando Distrital de Aveiro dessa força policial identificou o modus operandi, suspeitando que o veículo pudesse já estar fora do País. Assim, no âmbito da Cooperação Policial Internacional, foi difundido um pedido de localização e apreensão da autocaravana.
O mesmo viria a produzir efeito a 14 de Agosto, quando foram detidos pela Guardia Civil, em Espanha, dois homens, com idades de 31 e 39 anos, ambos residentes em Sevilha, a circular com a autocaravana na ligação entre Málaga e Melilla.