PSP e GNR da Feira recebem leitores de Microchips da Câmara, podendo agora identificar animais
Escrito por AVfm em 07/04/2021
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira ofereceu às forças de segurança do concelho, Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR), equipamentos eletrónicos com capacidade de leitura dos microchips usados para identificar os animais de companhia.
A oferta foi concretizada no âmbito do Programa Municipal de Bem-Estar Animal do concelho feirense, possibilitando que as autoridades consigam identificar e localizar de forma rápida e eficiente os proprietários de animais que se encontrem perdidos.
A autarquia adianta que são comuns os casos de animais que, após escaparem à vigilância dos seus donos, são encontrados a vaguear pelas estradas ou são alvo de roubo.
Estas situações poderão agora ser facilmente resolvidas pelas autoridades, que passam a ter uma importante ferramenta para identificar o animal e o seu respetivo dono. Assim, os animais podem ser devolvidos em segurança e receber rapidamente assistência médico-veterinária quando tal se revele necessário.
Num ato simbólico, Vítor Marques, Vereador com os Pelouros da Proteção Civil, Ambiente, Espaços Verdes e Ação Social, procedeu à entrega dos leitores de Microchips às forças de segurança do concelho (PSP e GNR de Santa Maria da Feira e GNR de Lourosa, Santa Maria de Lamas e Canedo). Coube ao comissário Ricardo Vasques Diogo, em representação da PSP, e ao alferes Tiago André Gomes Jorge, em representação da GNR, receber os dispositivos oferecidos pela Autarquia.
O município de Santa Maria da Feira tem vindo a apoiar várias causas animais, como a criação de colónias de gatos de rua, oferecendo a esterilização e identificação eletrónica dos felinos; a realização de campanhas anuais de esterilização gratuita de cães e gatos, cujos titulares sejam residentes no concelho feirense e a realização de campanhas de vacinação e identificação eletrónica a custos reduzidos.
Relativamente aos animais adotados no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e no Canil Municipal de Santa Maria da Feira, a Autarquia tem suportado a totalidade dos custos da esterilização, vacinação, desparasitação e colocação de microchip para identificação eletrónica do animal, como medida de incentivo à prática da adoção responsável.
– O Microchip –
O microchip é uma pequena cápsula eletrónica que possui um código individual, único e permanente, detetável apenas através de um aparelho de leitura próprio.
A aplicação é bastante rápida e simples e não apresenta dor para o animal, ficando sempre alojado sob a pele, na face lateral esquerda do pescoço.
Ao código corresponderão as informações de contato do proprietário do animal, funcionando como uma segurança caso o seu animal se perca ou tenha sido roubado e tornando mais fácil e célere o processo de devolução dos animais aos seus legítimos donos.
Vantagens deste método de identificação:
- O microchip não precisa de nenhum tipo de recarga, pois só será ativado pelo leitor,
- É impossível perder o microchip,
- Funcionará durante toda a vida do animal,
- Não necessita de qualquer manutenção.
Em Portugal, o Microchip para animais de estimação é obrigatório para todos os cães nascidos depois de julho de 2008, com a aplicação a ser feita logo a partir dos 3 meses de idade.
Para os gatos ainda não existe regulamentação.