PSP e GNR receberam leitores de Microchips da Câmara Municipal de Ovar
Escrito por AVfm em 27/11/2021
A Câmara Municipal de Ovar entregou, a 24 de novembro, leitores de microchip à Polícia de Segurança Pública (PSP) de Ovar e à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Esmoriz e Ovar. A intenção é possibilitar aos seus operacionais melhores e mais céleres processos de identificação de animais de companhia no espaço público.
Os equipamentos eletrónicos efetuam a leitura do microchip que contém informação detalhada sobre os donos dos animais (nome, contacto, morada, etc.). Assim, quando as autoridades forem a primeira entidade a encontrar um animal na via pública, poderão mais facilmente efetuar a leitura, contatar os serviços veterinários municipais e entregar o animal ao seu respetivo cuidador.
Assim, casos que envolvam animais que fugiram e andem a vaguear, ou de animais que tenham sido roubados, poderão agora ser facilmente resolvidos pelas autoridades.
– O Microchip –
O microchip é uma pequena cápsula eletrónica que possui um código individual, único e permanente, detetável apenas através de um aparelho de leitura próprio.
A aplicação é bastante rápida e simples e não apresenta dor para o animal, ficando sempre alojado sob a pele, na face lateral esquerda do pescoço.
Ao código corresponderão as informações de contato do detentor do animal, funcionando como uma segurança caso o animal se perca ou tenha sido roubado e tornando mais fácil e célere o processo de devolução dos animais aos seus legítimos donos.
Exemplo de um Microchip Inserção do Microchip
Vantagens deste método de identificação:
- O microchip não precisa de nenhum tipo de recarga, pois só será ativado pelo leitor,
- É impossível perder o microchip,
- Funcionará durante toda a vida do animal,
- Não necessita de qualquer manutenção.
Em Portugal, o Microchip para animais de estimação é obrigatório em cães, gatos e furões, sendo a sua aplicação aconselhada a partir de tenra idade.