Pulseira eletrónica para jovem que sujeitava companheira a violência doméstica
Escrito por AVfm em 19/08/2022
Militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira da Guarda Nacional Republicana (GNR) detiveram um homem, com 26 anos de idade, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Santa Maria da Feira.
Foi na sequência de uma investigação por violência doméstica que os operacionais da GNR apuraram que o suspeito infligia violência psicológica, verbal e física contra a vítima, a sua companheira com 18 anos.
Perante a gravidade dos factos, foi dado cumprimento a um mandado de detenção e a dois mandados de busca, um a ser realizado na residência e outro numa viatura, que culminaram na apreensão de:
- 2 armas de Airsoft,
- 2 botijas gás de “CO2”,
- 4 carregadores,
- 4 detonadores de cargas explosivas,
- 3 granadas,
- 3 armas brancas,
- 1 bastão metálico artesanal,
- 137 invólucros deflagrados de uso exclusivo das forças militares,
- 22 munições de vários calibres de uso exclusivo de forças militares,
- diversas munições de Airsoft.
O homem foi presente ao Tribunal Judicial Espinho, onde lhe foi aplicada a medida de coação de proibição de contactar a vítima por qualquer forma ou meio, bem como o afastamento da mesma, mantendo uma distância mínima de 500 metros, com recurso a pulseira eletrónica.
A violência doméstica é um crime público, o que torna a sua denúncia uma responsabilidade coletiva, com os vizinhos, amigos, familiares e mesmo desconhecidos a poder reportar os acontecimentos às forças de autoridade e outras entidades.
A queixa pode ser efetuada através do portal da Queixa Eletrónica, pelo contacto do número europeu de emergência – 112 ou pessoalmente, no posto da GNR mais próximo.
Existem também as aplicações “App MAI112” e “SMS Segurança“, destinadas a cidadãos surdos.
[give_form id=”81006″]