Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


Caminhos Metálicos | Ukrayina

A invasão da Ucrânia pelos russos que se iniciou a 24 de fevereiro afetou, de uma ou de outra forma, comunidades por todo o mundo. Portugal não foi exceção, com órgãos governamentais, autárquicos e grupos de cidadãos a solidarizar-se e a desenvolver iniciativas e esforços para apoiar o povo ucraniano.

Os nossos colegas do projeto Caminhos Metálicos também se sentiram pessoalmente afetados por tudo isso, até por haver elementos da sua equipa com ligações familiares e de amizade com a Ucrânia.

 

 

E foi assim que, em março, o coletivo decidiu avançar com a criação do tema “Ukrayina”, como um grito de revolta e mais uma chamada de atenção para a catástrofe.
Daí a contarem com a ajuda do Miguel Adriano dos Gwydion e do Guilhermino Martins dos Blind & Lost Studios, foi um pequeno passo…

Partindo da música original “This is Gwydion”, editada no álbum homónimo dos “Gwydion”, juntaram-lhe a letra escrita em português por Carlos Guimarães e Rosa Soares. Para lhe dar corpo e alma, convidaram dezenas de vocalistas nacionais de hard’n’heavy a interpretá-la. Um número invejável, 38 para sermos mais exatos, alinhou no projeto!

No passado domingo, 3 de abril, o tema foi lançado, acompanhado do respetivo videoclip. Através da plataforma Bandcamp, é possível adquirir a música e fazer o respetivo download, mas também ser solidário, contribuindo com um donativo. Todos os fundos recolhidos, sejam das vendas de “Ukrayina” ou de donativos, serão entregues ao projeto da UNICEF – Emergência Ucrânia.

 

 

As vozes que contribuíram pertencem a Ana Cláudia (Dreaming in Black), Ana Lara (Oratory), António Baptista (Tvmvlo), Artur Almeida (Attick Demons e Stray Gods), Carlos Guerra (Serrabulho), Carlos Maldito (Mercic), Célia Ramos (Mons Lvnae), César Costa (Biolence), Cristina Lopes (Ethereal), Dan Vesca (Sotz´), Dy Moob (Master Dy), Edgar Alves (Last Piss Before Death e Allgema), Eduarda Soeiro (Glasya), Haze (Wintermoonshade), Hugo Soares (Iberia e Ethereal), Isabel Cristina (Malignea), Jorge Marques (Tarantula), Lady Noir (Portal do Inferno), Leonel Silva (Hourswill e Mindfeeder), LordSir SetePeles (Cães de Guerra, Portal do Inferno e Vil Garrote), Mário Ferreira (Nihility), Miguel Craveiro (Ionized), Miguel Inglês (Equaleft), Miguel Silva (M1Ke), Muffy (Karbonsoul), Paula Teles (Lilith’s Revenge e Waterland), Paulo Soares (Ruttenskalle e Rageful), Pedro Leal Dias (Gwydion e Invoke), Peter Junker (Booby Trap), Raça (Revolution Within), Raquel Subtil (Secret Chord), Ricardo Santos (Morbid Death e Torn Fabriks), Rui Duarte (R.A.M.P.), Rute Fevereiro (Enchantya e Black Widows), Sandra Oliveira (Blame Zeus e Perennial Dawn), Sofia Beco (Phase Transition), Vulturius (Irae), Xico Soares (Xeque-Mate) e, last but not least, o coro do projeto Caminhos Metálicos.

 

[give_form id=”81006″]

 


 

Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *