Himalion | Blooming
Himalion é a mais recente entidade artística de Diogo Sarabando, focada em explorações que oscilam entre o indie-folk atual e o folk clássico dos anos 60 e 70, com uma mistura de influências de world music, onde se inclui a música portuguesa e brasileira.
Após o lançamento de “EGRESS” em 2020, o EP de apresentação desta identidade, a pandemia Covid-19 começou-se a agravar e Diogo aproveitou essa “paragem forçada” para iniciar um processo de escrita e produção musical. A criatividade artística levou a que o projeto, inicialmente um segundo EP, evoluísse para uma obra maior.
Gravado durante o período de confinamento, novamente no puppy garden studios (o seu estúdio que é também a casa onde cresceu) e na casa da música de Ílhavo, “BLOOMING” é um álbum fresco, talvez primaveril.
Quase em contraste direto com “EGRESS”, a obra de estreia, este conjunto de 12 novas canções integra uma abordagem mais aberta e leve, onde elementos como percussão e guitarra clássica ganham um novo foco. Temáticas de isolamento, crescimento pessoal e auto reconstrução são abordadas, recorrendo a imagens metafóricas relacionadas com o jardim do puppy garden studios e todos os ambientes à sua volta.
De uma forma algo velada e subtil, “BLOOMING” é também sobre o ato de criar, de fazer por fazer.
O novo trabalho discográfico contou com várias participações de músicos da região aveirense e do distrito do Porto, nomeadamente Micael Lourenço, Fábio Rocha, João Samuel Silva, Rúben Almeida, Vanessa Oliveira, Teresa Queirós, Tiago Lopes, Teresa Tenrinho e Pedro Gomes.
Os conteúdos sonoros foram misturados por Paulo Mouta Pereira e masterizados por Vitor Carraca Teixeira.
Fotos: Luís Paradinha
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva