João Canedo | Solo Song
João Canedo é um músico português autodidata que cria composições ecléticas, preferencialmente em guitarra acústica. Caracteriza-se sobretudo por ser um artista que usa uma linguagem emocional nas suas criações.
O início de 2021 foi brindado com o single “Calcanhar do Mundo” e, recentemente, o guitarrista-compositor estreou o tema “Solo Song”, encontrando-se a trabalhar num álbum que deverá ser lançado no próximo ano.
A verdura de todas as possibilidades está fundada na terra que com calcanhares calcamos.
No solo cai a semente que vibra calor. Cria ritmo, palpitação e cresce a planta que não se escolhe e tão generosamente se aceita. Daquele lugar que a viu parir, desabrochar e a verá desaparecer, não se moverá. O chão, despido, assiste impavidamente sem mudar o ciclo da natureza.
Feliz do ser que, só, se despe de apanágios para se entregar como é.
E se tenha presente esse saber para se usar no dia em que se regresse ao Solo
Em 2011, João Canedo estreou-se com o primeiro álbum, “Horas”, que compôs, interpretou, captou, mixou e masterizou. Utilizando o método «um homem, uma guitarra», montou o álbum onde se nota claramente a influência da música clássica.
No ano seguinte, numa busca incessante de liberdade criativa e expressividade, gravou dois álbuns nos mesmos moldes de «um homem, uma guitarra», “O Trabalho da Formiga”, com um indie dark folk, e “Tentar Custa”, um álbum mais contemporâneo.
Depois de se envolver noutros projetos e juntar-se a poetas para atuações de “palavras cantadas”, atravessou uma fase em que estabeleceu uma ligação com os estilos pop e rock com a passagem por bandas do género.
Em 2016, escreveu um poema inspirado numa mulher transmontana e baseou o álbum “Gosto do Teu Ar” nesse imaginário. É o primeiro álbum editado e disponível para escuta e compra nas plataformas digitais, tendo o seu single o título “Casa da Eira”.
Um ano depois, começa a gravar o seu primeiro álbum de estúdio que tem como single de apresentação o tema “Gasta Essa Esperança” e estilos folk e blues.
Atravessando uma evolução natural, João Canedo visualizou novas perspetivas e foi adicionando cada vez mais elementos percussivos na sua guitarra e manipulando o som através de efeitos eletrónicos.
No ano passado, em 2020, o guitarrista lançou o disco “Lonely Night Song”, onde mostra que há espaço para novas ideias, contrariando a possibilidade de não haver nada de novo a acrescentar com as suas seis cordas.
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva