Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Maria João & OGRE electric | Love Looks Not With The Eyes

“Songs for Shakespeare” é o nome do novo trabalho discográfico de Maria João e João Farinha, cuja parceria no projeto OGRE eletric já dura há mais de uma década. Um trabalho de amor, que incorpora William Shakespeare no estilo jazz/eletrónica característico deste projeto, é composto por oito canções originais que levam o ouvinte numa entusiasmante aventura musical.

 

 

Este trabalho inicia com o soneto “Look In Thy Glass“, cuja melodia teatral flui sobre um pano de fundo orquestral, recriando o reconhecidíssimo monólogo de “O Mercador de Veneza” de forma fascinante. Em seguida, é-nos apresentado “The Lunatic, The Lover And The Poet“, um samba dotado de um sabor quase industrial, e, posteriormente, a balada de cordas “Love Looks Not With The Eyes“.

Depois de “Romeo”, possuidor de uma graça de caráter cinematográfica, é com “Willow” que dançamos ao som do seu teclado sincopado e batidas retas, e também no vivaz “The Man That Hath No Music In Himself”. Descobrimos em “Sigh No More, Ladies” um tema melancólico, mas, no entanto, de certa forma humorístico, concluindo o álbum com “Tempest“, um tema algo enigmático, mas também vitorioso, grandioso.

 

 

É com a junção de todo este valiosíssimo material literário que Maria João e João Farinha criam uma narrativa completamente nova, misturando e combinando toda a imensidão que representa o universo literário shakesperiano.

Para ilustrar esta nova dimensão sonora, estes artistas aumentaram a sua formação eletrónica simples para um ensemble de câmara de nove músicos, cujas partes seriam arranjadas e conduzidas pela compositora Sara Ross. Esta ampliação cria uma paleta de cores até agora nunca antes vista, dando a Shakespeare um inegável travo a moderno, que marcará esta reinvenção ao longo de todo o álbum.

Songs for Shakespeare“, tal como as peças shakesperianas, não é excessivamente intelectual, nem requer conhecimento prévio da obra do dramaturgo mais famoso do mundo – tornando-se, assim, uma experiência universal que todos poderão apreciar.

Tanto o álbum como o espetáculo ao vivo que o acompanha serão apresentados em festivais e palcos por toda a Europa, precisamente em ocasião do seu lançamento, e espera-se que o trabalho seja uma magnífica entrada no legado de Shakespeare – ou, então, um ponto de vista inovador e artístico da sua obra.

 

[give_form id=”81006”]

 


 

Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Mariana Rosas

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *