Marisa Liz | Guerra Nuclear
Marisa Liz lançou, no passado mês de setembro, o tema “Guerra Nuclear”, um inédito de António Variações. O videoclipe oficial foi dirigido por João Maia, realizador do filme biográfico “Variações”.
“Guerra Nuclear” foi para muitos uma dupla surpresa, uma vez que marca a estreia a solo de Marisa Liz e porque inclui a voz de Variações, retirada da gravação original em cassete.
A narrativa apresentada no videoclipe surgiu da imaginação da cantora, que quis transmitir a ideia de ser apenas uma mensageira das palavras de António Variações, construindo ao longo do vídeo um mural de palavras, que culmina com a imagem do cantor. Esse mural foi desenhado pelo coletivo de arte urbana Projeto Ruído, do duo de artistas DRAW & CONTRA.
Para a gravação do videoclipe, Marisa Liz teve ainda o privilégio de utilizar uma boina preta que pertencia a António Variações, bem como um par de brincos que a família gentilmente cedeu para o momento, sentido, dessa forma, a sua presença ao longo de todo o processo.
Para a vocalista dos “Amor Electro”, a oportunidade de dar voz a uma canção de António Variações foi como se tivesse caído um presente do céu. Entendeu que tinha na sua posse a “mensagem mais pura e forte que queria sentir e que queria cantar”, com a tristeza que o apelo ao fim de conflitos continue a ser necessário.
“Fui invadida de certeza, caíram-me lágrimas de amor e desejos de paz. Fui invadida de urgência, era e é urgente passar esta mensagem do mestre. É urgente termos paz. O Variações sabia disso. Caiu um presente do céu. Para todos. Vamos ouvi-lo”, acrescentou Marisa Liz.
A cantora partilhou que o início de “Guerra Nuclear” começou no passado mês de abril, altura em que a família de António Variações e os seus publishers, Rossio Music, decidiram divulgar o tema que alertava para o “delírio nuclear”, sendo ele uma ameaça cada vez mais presente no dia-a-dia. Estima-se que a canção tenha sido criada em finais de 1983, uma vez que a gravação em cassete já tem um instrumental considerável, ou seja, possivelmente com a banda Variações.
Marisa Liz juntava tudo o que poderiam esperar ao nível da interpretação, da emoção e da sua total dedicação ao autor e à sua autoria, sendo assim a artista ideal para dar voz à inédita composição inédita. A cantora escolheu o músico Moullinex para, em conjunto, trazerem a sonoridade de António Variações para 2022 numa canção que, atualmente, assume uma enorme relevância.
“Guerra Nuclear”, pela voz de Marisa Liz, assume-se como um dos momentos maiores da história da música portuguesa em 2022.
[give_form id=”81006″]
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva