O Gajo | Tarântula
“Tarântula” é o primeiro tema divulgado do novo disco de originais de O Gajo, denominado “Não Lugar“.
O trabalho discográfico será lançado no próximo dia 24 de março. A versão digital estará disponível na Lusitanian, enquanto que a edição física ficará a cargo da Rastilho Records, cujo site oficial já disponibiliza a pré-venda de “Não Lugar”.
A Tarantella é uma dança popular característica da região de Taranto, em Itália, e a sua denominação derivou da espécie animal que dá nome à recente música d’O Gajo.
A Tarântula, uma espécie de aranha originária de Taranto, possui uma picada que manifesta em nós, seres humanos, um delírio convulsivo – daí os movimentos rápidos e involuntários característicos da dança Tarantella.
Esta ligação foi a inspiração para o novo tema d’O Gajo e para o respetivo videoclipe. “Tarântula” possui grande caráter rítmico e inquieto, suscitando movimentos enérgicos e involuntários em quem a ouve, tal como a picada do animal.
Esta canção integra o álbum “Não Lugar“, que sucede a “Longe do Chão” (2017), “As 4 Estações do Gajo” (2019) e a “Subterrâneos” (2021). O novo trabalho discográfico levará O Gajo e o seu instrumento, a Viola Campaniça, numa viagem que explorará sonoridades à volta do globo.
Tendo já colaborado com nomes como Carlos Barretto e José Salgueiro, o artista por de trás d’O Gajo, João Morais, explora neste álbum a relação da Viola Campaniça com as sonoridades dos mais variados instrumentos, entre eles a Korá Guineense, o Sitar Indiano, a Viola Braguesa, a Viola Ressonadora Brasileira e o Electric Saz Turco.
“Tarântula” inicia, assim, uma aventura por quatro continentes, a bordo da Viola Campaniça característica d’O Gajo, cuja missão começa, agora, a ser revelada com o lançamento deste novo single.
O Gajo atuará no próximo dia 17 de fevereiro em Lisboa, no Auditório Carlos Paredes, no âmbito das comemorações do espaço.
[give_form id=”81006″]
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Mariana Rosas