Projeto Ferver | Outro Frevo
“Outro Frevo” faz parte do recente trabalho discográfico do Projeto Ferver, “Um Outro Frevo” que, para além de poder ser ouvido (e comprado) nas habituais plataformas digitais, também já está disponível em formato físico.
O CD, gravado no Moreira Studios, acaba por ser uma peça de arte única. A capa que o envolve é literalmente um origami que, uma vez desdobrado, revela um belo poster, da autoria do designer vareiro Luís Pinto.
O Frevo é um estilo de música e dança tradicional do Brasil, classificado como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2012. De execução complexa, é acelerado e enérgico, exigindo muito tanto dos músicos como dos passistas. Relacionado diretamente com o Carnaval, o Frevo foi inicialmente utilizado como um mecanismo de defesa dos passistas, que usavam guarda-chuvas e outros objetos nas suas danças, como armas contra grupos rivais. Não poucas vezes são introduzidos passos acrobáticos no meio das coreografias.
Por cá, o Projeto Ferver reúne um grupo de instrumentistas portugueses e brasileiros, liderados pelo vareiro Ivo Pinho, inteiramente focados nesse estilo musical. À criação do coletivo não é estranho o facto de Ovar viver intensamente o Carnaval, tendo numa primeira fase ensaiado e interpretado temas de outros autores. Em “Um Outro Frevo” aventuram-se em criações próprias, fundindo o Frevo tradicional, ou de rua, com outras influências musicais, particularmente o Jazz e os ritmos sul-americanos. Enriquecem ainda o repertório lançando convites a participações especiais no disco.
Formado por instrumentos de sopro, cordas e percussão, buscando inspiração nos grandes nomes do Frevo, o Projeto Ferver ainda recentemente contagiou o público com os seus ritmos rápidos e sons vibrantes, no decorrer da edição 2022 do Festa, sendo caso para dizer que o nome do festival lhes assenta que nem uma luva…
Para o vídeo de “Outro Frevo” desafiaram outros dois vareiros, que não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Com a coreografia da bailarina Ana Ruano conseguiram acrescentar ao tema a modernidade e a coragem suficientes para desafiar a forma popular de dançar o Frevo, enquanto Diogo Marques captou e editou o vídeo de forma tão natural que parece que chegamos a fazer parte dele…
Com composição de Ivo Pinho e de Iury Matias, “Outro Frevo” é interpretado por Saulo Giovannini (percussão), Sérgio Vieira (bateria), Aníbal Beirão (baixo), Iury Matias (guitarra), Klênio Barros (trombone), Miguel Pais (trompete), Rudson Ricelli (trompete), Rúben Raimundo (saxofone alto), Ivo Pinho (clarinete) e pela convidada especial Sónia Sobral (acordeão).
O recente trabalho discográfico é composto pelos temas “Baile de Setas”, “Memórias de Junho” e “Outro Frevo”. O CD custa 10€, com portes de envio a cargo do comprador.
[give_form id=”81006″]
Fotos: Projeto Ferver
Vídeo: Projeto Ferver
Publicado por: Irina Silva