y.azz x b-mywingz | These Days
“CYCLES” é o disco de estreia da dupla y.azz x b-mywingz, trabalho do qual já tinham sido revelados os singles “Did It All Again” e “Too Far”.
Editada a 14 de Maio, esta obra discográfica tão aguardada assinala a relação artística da dupla feminina, depois de terem vencido o EDP Live Bands em 2019 e terem passado pelos grandes palcos do Campo Pequeno e do NOS Alive’19.
O disco navega por várias influências, que lhe dão sonoridades diversas, do R&B ao hip-hop, passando por pop synthwave e indo até ao dancehall. Inclui o recurso a 80s synths, guitarra portuguesa, 808s e a simples guitarra acústica. A dupla completa-se em todo o disco, composto por 9 canções, com a voz e as letras de y.azz e os beats e a composição de b-mywingz.
Além do simbolismo de ser o primeiro disco de longa-duração da dupla, “CYCLES” é um álbum muito íntimo e pessoal para ambas as artistas.
Ao ver o sonho concretizado, Y.azz confessa que ter vencido o EDP Live Bands mudou a sua vida profissional e pessoal, com o disco a representar para si uma transformação pessoal exteriorizada. Já b-mywingz, explica que este disco lhe permite expressar os diferentes “ciclos” da sua vida.
Apresentamos “These Days”, o mais recente single, tema que surge em 4ª. posição no alinhamento do álbum. A letra, escrita por y.azz, aborda a temática do racismo, com a autora a explicar que não foi uma decisão tomada de ânimo leve: não há a intenção de se apropriar da experiência da comunidade negra, mas sim de estabelecer a sua posição sobre o assunto.
Assume ainda que os artistas deveriam usar o seu poder de expressão e as suas influências para começar ou continuar uma conversa que é tão importante e obrigatória.
A música é, assim, um desabafo pessoal de y.azz, sobre tudo aquilo a que assiste e sobre a frustração que sente por ver uma mudança que não se move rápido o suficiente, a par da incapacidade de ser indiferente.
Durante a composição do disco, a dupla feminina contou com algumas parcerias de relevo no panorama da música emergente nacional, entre eles, KOMET (em “Did It All Again”), ZMESS (em “Too Far”) ou Kyo (co-composição na “Slow Down”).
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva