Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Quatro nos Quartos: Ovarense despede-se do sonho dos Nacionais

Escrito por em 19/06/2021

Foi no Estádio das Valadas que a Ovarense se despediu da época 2020/21 e da Prova Final do Campeonato SABSEG. Chegada aos quartos-de-final da competição, a equipa orientada por Tiago Leite não conseguiu superiorizar-se a um Canedo que, não só dispôs do fator casa, como foi a melhor equipa desta eliminatória, no cômputo geral dos 90 minutos.

Para a história fica uma exibição de vontade da Ovarense, apesar do resultado ter ditado um desequilibrado 4-1 a favor dos anfitriões. A verdade é que o Canedo mostrou ter mais argumentos individuais e físicos e contou ainda com a inspiração de um Yemi endiabrado para conquistar o resultado.

O avançado nigeriano parece ter veia para marcar a clubes do concelho de Ovar e depois de, duas semanas antes, ter feito um bis contra o SC Esmoriz, voltou a repetir a façanha… agora contra a Ovarense. Embora não tenha inaugurado o marcador – esse privilégio recaiu sobre o capitão do Canedo, Letz – marcou o segundo e o terceiro golo da sua equipa e com o seu futebol vertiginoso e extremamente difícil de travar, foi sempre ameaçando uma Ovarense que, desde o momento em que passou a estar a perder por dois de diferença, se viu obrigada a desguarnecer o setor defensivo para atacar a baliza do Canedo.

A Ovarense ainda picou o ponto, com um golo de Bruno Costa, o que confirmou uma excelente Prova Final para o veterano médio. Na altura, o 2-1 dava esperança aos alvinegros mas, como dito anteriormente, Yemi não estava mesmo para ajudar à festa da Ovarense. Assim, e depois de ter feito o 3-1 na resposta, o Canedo ainda viria a fazer um quarto, com Esneider saído do banco a carimbar o resultado final.

Na eliminatória menos dividida dos quartos-de-final, a Ovarense sai com um resultado pesado mas de cabeça erguida. Embora não tenha feito uma Prova Final perfeita, a Ovarense foi uma de duas equipas (acompanhada do SC Esmoriz) a chegar às rondas a eliminar da competição partindo para a fase de grupos do lado de fora dos lugares de acesso. A equipa ficou-se com um registo de duas vitórias, 3 empates e duas derrotas.

Nota para o facto de esta ter sido a primeira derrota num jogo a eliminar, dentro do distrito de Aveiro, desde que Tiago Leite assumiu a equipa. No entanto, mantém-se a tendência de dificuldades para a Ovarense, nas Valadas, desde a época passada – nos últimos 2 jogos no terreno dos homens de Santa Maria da Feira, a Ovarense sofreu 7 golos, marcou um e perdeu por duas ocasiões.

Tiago Leite e Miguel Rapinha, treinadores de ambos os conjuntos, fizeram rescaldo à partida no pós-match. Ouça a entrevista concedida por ambos à Rádio AVfm:

Treinador AD Ovarense | Tiago Leite
Treinador Canedo FC | Miguel Rapinha

Canedo FC x AD Ovarense
Campeonato SABSEG – Prova Final – Quartos-de-Final
Resultado final: 4-1
Resultado ao intervalo: 1-0
Golos: Letz, Yemi (2), Bruno Costa
MVP Rádio AVfm: Yemi

Canedo FC: Nino, Ratinho, Rodrigo Otero, Vasco Coelho, Marco, Tó Frangolho, Joãozinho, Letz, Bruninho, Yemi, Manu Alves
Jogaram ainda: Esneider, Paulo Sá, Pedro Sá, Jaiminho, Carlos Eduardo
Não utilizados: Chico Silva, Rúben Pais
Treinador: Miguel Rapinha

AD Ovarense: Renato Lopes, Márcio Reis, Nuno Damas, Gustavo Magalhães, Roger, JP, Bruno Costa, Marmelo, Rolas, Fábio Novo, Jonathan Oliveira
Jogaram ainda: Diogo Farias, Tigas, Paulinho, Samuel da Silva
Não utilizados: Bruno Costa, Fábio Pereira, Bruninho
Treinador: Tiago Leite

Filme do Jogo:

‘0 – Começam os quartos-de-final da Prova Final do Campeonato SABSEG. No Estádio das Valadas, frente a frente, Canedo FC (1º classificado do Grupo D) e AD Ovarense (2º classificado do Grupo C).

‘15 – Primeira amostra do encontro com muito Canedo no ataque. Os locais têm sufocado a Ovarense, que resiste com uma bem montada organização defensiva.

‘25 – Lentamente, o jogo tem entrado num novo capítulo. A Ovarense vai respondendo com algumas iniciativas ofensivas, dividindo mais as despesas da posse de bola e conseguindo esticar o esférico para longe da sua área, ao contrário do que aconteceu na fase inicial do encontro.

‘40 – Embora se assista a um desafio dividido e bem praticado, as chances de maior perigo têm pertencido ao Canedo. Renato Lopes já foi obrigado a aplicar-se, mas o empate mantém-se nas Valadas.

‘45 – Vai jogar-se mais um minuto na etapa inicial.

‘45+1 – É golo do Canedo, marca Letz! O capitão responde, nas alturas e da melhor maneira, a uma canta apontado por Joãozinho no lado direito do ataque do Canedo. Que maneira de terminar a primeira parte, a Ovarense vai ter de reagir ao intervalo.

‘45 – Reata a partida e já com uma alteração operada por Tiago Leite: sai JP, entra Diogo Farias. A Ovarense parece sofrer ajustes táticos para os próximos 45 minutos, provavelmente orquestrados pelo técnico vareiro na reunião improvisada que teve com os jogadores, na bancada das Valadas.

‘47 – Está feito o segundo do Canedo e é Yemi quem festeja! Remate fulminante do nigeriano, com o pé esquerdo, à entrada da área da Ovarense. Um erro na saída de bola alvinegra, aproveitado da melhor maneira pelo antigo atleta de Mosteirô de Arouca e Geração Rui Dolores.

‘53 – GOOOOLOOO DA OVARENSE!!! BRUNO COSTA!! Marca o médio alvinegro na recarga de um cabeceamento ao qual Nino respondeu com uma enorme defesa, embora incompleta. Após um pontapé livre batido na esquerda do ataque, a Ovarense chega ao golo e acende uma luz de esperança que a pode guiar até às meias-finais da Prova Final.

‘55 – Substituição na Ovarense: sai Marmelo e entra Tigas.

‘60 – Finalmente vemos uma Ovarense completamente por cima do encontro. Após o golo dos vareiros e a entrada de Tigas, a Ovarense tem estado perto da área do Canedo e o tento do empate parece mais próximo do que nunca.

‘61 – Aí está Yemi para mais um golo do Canedo, é o 3-1! Contra-ataque extremamente rápido dos locais, com o avançado a conduzir a bola desde a sua defensiva até à finalização no cara a cara com Renato. Nuno Damas foi o opositor direto de Yemi, mas não teve pernas para acompanhar a passada do nigeriano.

‘65 – Problemas para a Ovarense: Roger é expulso. O lateral acumula amarelos em situações consequentes e deixa a sua equipa reduzida a 10 elementos numa altura em que perde por 2 golos.

‘68 – A Ovarense vai ter de refazer a sua asa esquerda: sai Rolas, entra Paulinho.

‘69 – Agora é o Canedo quem mexe pela primeira vez. Sai o autor do bis da tarde, Yemi, e entra o colombiano Esneider.

‘70 – A Ovarense tenta responder à desvantagem de dois golos. No entanto, com menos um elemento e contra um Canedo sempre atrevido, têm sido poucas as soluções encontradas para virar o resultado. O 3-2 pode surgir, mas o 4-1 também é uma possibilidade devido às sempre perigosas transições do conjunto de Miguel Rapinha.

‘75 – Termina a partida para Fábio Novo, que cede o lugar a Samuel da Silva. A Ovarense mexe no ataque.

‘77 – Golo do Canedo, eis o 4-1! É Esneider quem faz o gosto ao pé, emendando um cruzamento vindo da esquerda e marcando após menos de 10 minutos dentro do terreno de jogo.

‘78 – Dupla alteração para a equipa do Canedo. Entram Paulo Sá e Pedro Sá para os lugares de Bruninho e Manu Alves.

‘81 – O Canedo vai esgotar as suas substituições. Desta vez são Jaiminho e Carlos Eduardo que vão a jogo, Tó Frangolho e Joãozinho cedem os seus lugares.

‘85 – Apesar de ainda rolar a bola, o resultado já não deixa margem para dúvidas. A Ovarense vai despedir-se da época 20/21 com um resultado pesado, mas nem assim os Fans 1921 abandonam a equipa. Do lado de fora do recinto de jogo, os adeptos vão entoando cânticos de apoio e mantêm o espírito que os caracteriza.

‘90 – A placa de compensação sobe e serão mais 3 minutos de jogo nesta eliminatória.

‘90+3 – Termina a partida, o Canedo avança para as meias-finais depois de derrotar a Ovarense por 4-1. A turma comandada por Miguel Rapinha marca encontro com o União de Lamas na próxima ronda, a Ovarense fecha a sua época dentro do grupo das oito melhores equipas da Distrital de Aveiro.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente
Reportagem: Pedro Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *