Quatro novas unidades de internamento reforçam rede nacional de saúde mental com 117 camas
Escrito por AVfm em 22/04/2022
Está oficialmente aprovada a construção de quatro novas unidades hospitalares para internamento de utentes em fase aguda de doença mental. No total, cerca de 117 novas camas irão ajudar a cumprir a cobertura nacional de Serviços Locais de Saúde Mental, nas vertentes de internamento, ambulatório e intervenção comunitária.
As novas infraestruturas representam um investimento de 13,4 Milhões de €uros, disponibilizados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Espera-se libertar mais de mil internamentos dos hospitais psiquiátricos a cada ano, com cada nova unidade a ser capaz de assumir 250 a 350 desses casos.
Os novos equipamentos serão construídos no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, com capacidade para 34 camas, no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, com 30 vagas, no Hospital Fernando Fonseca, que receberá 28 doentes e no Centro Hospitalar do Oeste, com mais 25 camas.
A segunda maior unidade será edificada num terreno com cerca de 10.000m2, contíguo ao Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, fruto de um investimento de 4,5 Milhões de €uros.
Relacionado:
A nova unidade da região vai permitir que os internamentos psiquiátricos sejam realizados em hospitais gerais, evitando os do foro psiquiátrico, onde não estão disponíveis as valências médicas e de diagnóstico características dos primeiros. Assim, as Unidades de Saúde Mental pretendem acabar com a separação entre cuidados físicos e tratamentos psiquiátricos.
[give_form id=”81006″]