Faixa Atual

Título

Artista

Atual

X Radio Show

00:00 01:00

Atual

X Radio Show

00:00 01:00


QUERCUS denuncia podas abusivas e mutilação de árvores devido a más práticas das autarquias

Escrito por em 29/03/2021

O Núcleo Regional de Aveiro da QUERCUS manifestou-se contra a forma abusiva como as autarquias da região, no geral, estão a proceder às podas de árvores nos espaço públicos.

A associação ambientalista alerta que os serviços camarários não podem ignorar que o corte dos ramos com largura superior a 8 centímetros é desaconselhado pelos técnicos de arboricultura, relembrando as boas práticas de manutenção das árvores ornamentais.

Além de reduzir o valor patrimonial das árvores, a sua “mutilação” diminui a longevidade e aumenta o risco de acidentes, por originar pernadas com menor resistência.

A QUERCUS refere que muitas intervenções realizadas acusam uma “preocupante falta de conhecimentos na área da arboricultura” ou uma má intenção, sendo sabido que menos copa dá origem a menos lixo, sobretudo, por exemplo, na altura da queda da folha.

A associação de conservação da natureza classifica a situação como incompreensível, visto que os serviços municipais deveriam receber formações especializadas. Denuncia a ambiguidade, já que as Autarquias e Juntas de Freguesia permitem a delapidação das suas árvores, anunciando, posteriormente, avultados investimentos para tornar as suas cidades e vilas mais verdes e sustentáveis…

O Núcleo Regional de Aveiro da QUERCUS reitera, publicamente, a disponibilidade para colaborar com as autarquias, no sentido de garantir que, de futuro, as intervenções camarárias nas árvores ornamentais, sejam orientadas pelas práticas mais adequadas.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *