«Queremos voltar a tornar o Sargaçal numa fortaleza» – Joca
Escrito por AVfm em 09/01/2024
Um ponto somado no primeiro jogo como treinador do CCR Válega e ainda a quebra de um registo negativo de 6 derrotas consecutivas. Joca estreou-se no comando técnico dos valeguenses, já apresentou trabalho e falou à Rádio AVfm naquela que foi a sua primeira entrevista no novo cargo.
No rescaldo do empate diante do Vila Nova de Mosarros (1-1), o técnico mostrou-se satisfeito com a exibição da equipa, acredita que o Válega até podia ter vencido, mas assume que o seu plantel «tem de levar este empate e a forma como empatou como algo motivador.»
Recorde-se que foi já para lá do minuto 90, no tempo de compensação, que o Válega chegou à igualdade, por intermédio de Rodrigo Cabral. Ao longo do jogo, a turma da Sargaçal mostrou-se bastante pressionante e dispôs de várias oportunidades para marcar mais cedo.
«Estudamos o adversário e sabíamos onde teríamos de pressionar. […] Era importante manter a baliza a zeros, mas não foi possível.» Dados a ter em conta na análise de Joca ao jogo diante do Vila Nova de Monsarros, análise onde a maior certeza do treinador fica bem vincada no seu discurso: «queremos voltar a tornar o Sargaçal numa fortaleza.»
«Precisamos de pontos. Estas 3 semanas correram de uma forma excelente, todos têm trabalhado com um espírito anímico que não tem nada a ver com a tabela classificativa. Sabemos que não é fácil sair da situação em que estamos, mas acreditamos plenamente no valor do plantel.»
O Válega segue no último lugar (14.º) da Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital, com 8 pontos. Uma vitória poderá novamente catapultar a equipa para lugares de manutenção e esse é, sem dúvida, o maior foco de Joca: «estamos aqui para tirar o Válega da posição em que está.»
«Todos conhecem as limitações que o Válega tem, é um clube modesto. Vamos lutar com as armas que temos, mas temos qualidade para fazer um campeonato, a partir de fevereiro, bem mais tranquilo do que o fizemos até agora.»
Para já, o Válega trabalha na preparação de uma importante visita à casa do GD Calvão (11.º), agendada para o próximo domingo. Em caso de vitória, os valeguenses sabem já de antemão que igualarão em pontos o seu adversário e poderão aproveitar ainda eventuais escorregadelas de Valecambrense (13.º) e Bustos (12.º) – que jogam, respetivamente, contra Mourisquense (5.º) e Vista Alegre (1.º).
Ouça, na íntegra, a entrevista a Joca, conduzida pelo repórter da AVfm, Helder Ferreira.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva