Faixa Atual

Título

Artista


Reciclar óleo alimentar usado em Ovar torna-se mais fácil com a app “Carbon Foote”

Escrito por em 04/03/2024

A Câmara Municipal de Ovar lançou a aplicação informática (app) “Carbon Foote”, mostrando aos utilizadores onde se encontram os pontos de recolha de óleo alimentar mais próximos. A iniciativa surge no âmbito da campanha “O Planeta conta consigo” e é mais uma medida para incentivar os cidadãos a adotarem hábitos sustentáveis.

O Presidente da autarquia, Domingos Silva, afirmou que o município “tem sido pioneiro nas questões ambientais” e que, além de informar e sensibilizar as pessoas, tem trabalhado para criar as condições que facilitem a adoção de medidas mais verdes, por parte dos munícipes.
O autarca explicou que a app “Carbon Foote”, tendo em conta a localização do utilizador, informa o ponto de recolha mais próximo e exatamente onde se deve dirigir.

Domingos Silva apela à reciclagem do Óleo Alimentar Usado, alertando que “só conseguimos alcançar as metas de sustentabilidade definidas se todos dermos o nosso contributo”.

Desde a instalação dos 60 oleões inteligentes no concelho, distribuídos por todas as freguesias, já foram recolhidos cerca de 15 mil litros de Óleo Alimentar Usado, entre o uso doméstico e o canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetaria).
Com a campanha de sensibilização em curso, o Município de Ovar espera que ainda mais famílias comecem a reciclar também este resíduo.

O processo é fácil: deve-se colocar o Óleo Alimentar Usado arrefecido numa garrafa de plástico limpa, e quando a garrafa estiver cheia, fechar bem com a tampa e depositar no oleão. Os utilizadores podem registar o seu depósito, através da leitura do QR Code presente no oleão.

Se o utilizador se registar na App terá ainda acesso à campanha “O Planeta conta consigo” e recebe um funil, que poderá levantar no Ecocentro de Ovar. A App, disponível para dispositivos Android ou iOS, dará o alerta de novas iniciativas e campanhas.

Os Óleos Alimentares Usados são resíduos úteis que, devidamente geridos, contribuem diretamente para a economia circular, pois são utilizados como matéria prima para a produção de biocombustíveis que pode ser utilizada, por exemplo, em aviões, carros, camiões e barcos.
Além disso, quando são depositados no sistema de esgotos, é uma fonte grave de poluição, uma vez que apenas um litro de óleo doméstico deitado no ralo da cozinha contamina um milhão de litros de água.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *