Região de Aveiro com incêndios de grande dimensão. Atualização das vias cortadas
Written by AVfm on 16/09/2024
O portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registava, pelas 13h45 de hoje, cerca de 130 ocorrências, envolvendo mais de 3.630 operacionais, 1.100 veículos e 35 meios aéreos, a nível nacional.
Desde o início do fim de semana, a Região de Aveiro tem sofrido bastantes incêndios, em zonas de mato, florestais e agrícolas, mobilizando inúmeros bombeiros, meios e cidadãos para combater as chamas e salvaguardar os seus bens.
Continuam ativos incêndios de grande escala nos concelhos de Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Aveiro e Ílhavo, registando-se já perdas de habitações e automóveis.
Na união das Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, o fogo florestal, em curso desde as 14h30 de 15 de setembro, está a ser combatido por mais de 590 operacionais, 200 veículos e 6 meios aéreos.
A ANEPC já manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do Bombeiro João Manuel dos Santos Silva, de 60 anos, da Corporação de São Mamede de Infesta, vítima de doença súbita, que combatia o fogo que lavra na freguesia de Pinheiro da Bemposta.
Os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis apelaram, nas suas redes sociais, à doação de sumos individuais (200 ou 330 ml), Bolachas, Barras de cereais, Barras energéticas e Fruta variada para os operacionais que se encontram já exaustos na linha da frente.
Desde domingo à tarde, também lavra um incêndio em Sever de Vouga, mobilizando mais de 233 bombeiros, 75 carros e 3 meios aéreos. Na localidade de Pessegueiro do Vouga, também no concelho de Sever do Vouga, decorre outro fogo, empenhando mais de meia centena de operacionais e 14 viaturas.
Com alerta às 7h20 de hoje, 16 de setembro, está a lavrar um incêndio no território de Albergaria-a-Velha e Valmaior, em Cubatas, que está a ser combatido por 183 operacionais e 56 veículos.
Já em fase de resolução, Ílhavo também se encontra com um incêndio ativo, combatido por 70 operacionais, 15 veículos e 1 meio aéreo.
Estes incêndios têm provocado vários cortes, nomeadamente:
– A1 (entre Grijó a Coimbra),
– A25 (corte total entre nó Aveiro e Reigoso – Viseu),
– A29 (corte sentido norte-sul entre Estarreja e Angeja),
– A17 (corte sentido norte-sul de Mira até à A25),
– A32 (corte sentido norte-sul no nó com a A41 até Sandim – Oliveira de Azeméis),
– IC2 (corte total entre Salreu e Águeda),
– EN 238 (corte total em Sever do Vouga),
– EN 109 (corte total entre Estarreja e Aveiro),
– EN 16 (corte total entre Cacia e Albergaria-a-Velha).
Circulação Ferroviária das Linha do Norte (em Cacia), Linha do Vouga (em Macinhata do Vouga) e Linha do Douro (Valongo) também se encontra interrompida.
O Governo já pediu ajuda internacional. Os meios solicitados a França, Espanha e Itália devem chegar até amanhã.
Não se deixe intoxicar, não saia à rua se não for necessário, e, no interior, isole portas e janelas com toalhas humedecidas. Mantenha a sua medicação habitual.
Consulte as dicas para Evitar a Exposição ao Fumo da ANEPC:
[give_form id=”81006″]
Fotos: PSP – Comando DistriTal de Aveiro
Texto: Irina Silva
* informação retirada das plataformas ANEPC, Fogos Online, Fogos Ativos, pelas 13h50