Registos do ambulatório do Bloco Operatório do Hospital de Ovar passaram para suporte digital. Desmaterializar agiliza e aumenta a segurança
Escrito por AVfm em 29/04/2022
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ), continua a dar passos no processo interno de desmaterialização e inovação digital, substituindo os registos impressos por programas intuitivos e funcionais.
As alterações fazem parte do projeto “HOSP: Hospital de Ovar Sem Papel”, cuja implementação se iniciou em 2017, tendo captado galardões no setor da sustentabilidade à instituição.
Segundo o Presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, Luís Miguel Ferreira, o processo de desmaterialização do bloco operatório “continua em franco desenvolvimento”, com a introdução, desta feita, dos registos do ambulatório em suporte digital.
A medida surge na sequência de outras com objetivos comuns, como por exemplo a recente instalação da plataforma “Patient.Care (BSIMPLE)”, que consiste na utilização de uma solução informática que estende o processo de desmaterialização ao ambiente do bloco operatório.
Dessa forma a unidade de saúde pública consegue agora realizar as prescrições, relativas a cirurgias convencionais ou de ambulatório, em formato digital.
Para Eulália Sá, médica responsável do Bloco Operatório e Serviços Cirúrgicos, a utilização destes serviços informáticos agiliza a dispensa da medicação, até então realizada em suporte de papel, a obrigar aquando da entrega ao doente, à assinatura de receção do protocolo de medicação.
A responsável comentou que “agora, todo o processo é mais ágil e seguro”.
[give_form id=”81006″]