S. Vicente Pereira embala na corrida dos bons resultados
Escrito por AVfm em 03/10/2021
A 5ª jornada do Campeonato SABSEG era marcada pelo sempre aguardado dérbi regional entre União de Lamas e AD Ovarense. No entanto, para os clubes do concelho de Ovar, foi mesmo a ARC S. Vicente Pereira a única a trazer a alegria das vitórias, numa tarde desportiva que se pautou ainda por derrotas da AD Ovarense e CCR Válega e pelo regresso aos pontos do SC Esmoriz.
O CORVO VOLTOU A VOAR ALTO
No Estádio Dr. Oliveira Santos, o S. Vicente Pereira precisava de golos para dar por finalizada uma série de 3 jogos onde não conseguiu vencer. Contra um (também) aflito Carregosense, o conjunto dos Corvos exibiu-se a bom nível e, apesar de alguns sustos, venceu por 3-1 com inteira justiça.
Paulo Gomes operou uma pequena revolução no onze inicial, apostando num 4-4-2 e lançando João Reis, Berna e Óscar Gomes na partida. Os problemas anímicos do S. Vicente ainda se notaram na fase inicial de encontro – e até podiam ter-se exacerbado quando o Carregosense inaugurou o marcador, aos 18 minutos – mas esta seria uma tarde afirmativa para a formação do concelho de Ovar.
Aos 24 minutos, já Óscar Gomes marcava com um golpe de cabeça. Posteriormente, aos 44 minutos, o mesmo Óscar Gomes repetia a receita e, com uma testada afirmativa, chegava ao bis, remontava para a sua equipa e, entre os festejos, encestava uma bola de basquetebol imaginária… talvez para o triplo de pontos que o S. Vicente estaria prestes a somar.
É que a segunda parte dos vicentinos abriu com um contínuo pé no acelerador até que o terceiro golo chegasse para a tranquilidade no resultado. Em 20 minutos frenéticos, o S. Vicente conseguiu mesmo a façanha e coube a Luís Miguel (que tinha entrada inconformado) a destreza para finalizar uma de muitas jogadas de nota artística que estavam a ser feitas junto da baliza do Carregosense.
Até ao final, o S. Vicente Pereira foi gerindo um adversário que jogou sem nada a perder. Os forasteiros até podiam ter reduzido numa grande penalidade já nos minutos finais, mas João Reis foi gigante e respondeu afirmativamente à chamada, negando com uma grande defesa o penálti cobrado por Jonathan Oliveira.
O S. Vicente Pereira regressa às vitórias pela porta grande e recupera o comboio do topo da classificação, ascendendo ao 8º lugar da Zona Norte e ficando a 3 pontos do 4º lugar de acesso à Fase de Subida aos Campeonatos Nacionais.
OVARENSE PERDE O DÉRBI
A Ovarense visitou Santa Maria de Lamas e, no Comendador Henrique Amorim, não teve tarefa fácil. O conjunto orientado por Tiago Leite perdeu por 1-0 contra o União de Lamas – golo solitário de João Dias – e averbou a segunda derrota consecutiva, depois de na jornada anterior ter caído pelo mesmo resultado contra a Florgrade, outro rival pelo topo da classificação.
Assim, a Ovarense desce à 4ª posição da Zona Norte e vê-se ultrapassada pelo Paivense, que subiu à vice-liderança do Campeonato, apenas atrás de União de Lamas e à frente de Florgrade. O conjunto de Castelo de Paiva jogou contra os corticeiros na 5ª jornada e, tendo triunfado, foi a par do Unionistas o grande vencedor da semana.
O duelo entre União de Lamas e Ovarense fica marcado pelos confrontos entre adeptos, registados após o fecho da partida.
ESMORIZ SOMA… MAS NÃO VENCE
O SC Esmoriz até esteve perto de ser feliz no Estádio das Valadas, casa do Canedo. Um golo de Hugo Montenegro, ainda na primeira parte, permitiu aos Guerreiros da Barrinha sonharem com o resultado ao longo de grande parte do jogo.
No entanto, Kaba Kourama tinha outros planos e, aos ’77, empatou o desafio e fechou as contas da 5ª jornada com uma divisão de pontos. Algo que, na perspetiva do Esmoriz, não permite quebrar a série sem vencer e estende-a para quatro jogos consecutivos.
Os esmorizenses voltaram a somar pontos, atingindo os 4 na tabela da Zona Norte, num jogo que já não contou com Nuno Rangel no comando dos Guerreiros. Ainda assim, o 10º lugar que ocupa na classificação mostra que este tem sido um Esmoriz de serviços mínimos e ainda à procura do melhor momento para poder atacar posições mais cimeiras do campeonato.
ARTUR APLICOU O CORRETIVO NO SARGAÇAL
Na Zona Sul, a jornada antevia-se como de dificuldade máxima para o Válega de Gonçalo Muge e, embora jogasse no Sargaçal, o conjunto do concelho de Ovar teria pela frente o todo poderoso Beira-Mar.
Os aurinegros não vieram para facilitar a tarefa e, em campo, o one-man show de Artur foi a nota de grande destaque do 0-4 final. O veterano de 37 anos, com passagens bem sucedidas pelo escalão maior do futebol português, apontou um hat-trick na partida da 5ª jornada, deixando apenas o quarto e último golo da contenda a cargo de Rui Sampaio, outro dos nomes fortes do plantel às ordens de Ricardo Maia.
Para o Válega, fica o registo de mais uma semana sem pontuar, em mais um jogo que revela que esta equipa terá ainda de crescer para lutar por mais do que honra dentro deste Campeonato SABSEG.
Com apenas 1 ponto e o 12º lugar, o Válega começa já a distanciar-se do pelotão que está exatamente acima da sua posição – onde estão Vista Alegre com 3, Fermentelos Avanca e Alba, todos com 4 pontos – e vai já com um score negativo de 16 golos sofridos e apenas 4 marcados.
Imagem: Pedro Silva
Texto: Pedro Silva
Entrevistas: Pedro Silva, Joel Magina
Áudio: Jaime Valente