Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


“Sabão Potassa” com nova data depois de esgotar espetáculo de estreia

Escrito por em 19/07/2023

Estreia este sábado, dia 22 de Julho, com a sala do Centro de Arte de Ovar esgotada, a peça de teatro “Sabão Potassa – Estórias d’Alma Lavada”. Este é um projeto cultural e identitário que reúne onze testemunhos de pessoas icónicas de Ovar, resultando assim num retrato ficcionado da alma vareira e da memória coletiva do concelho.  

A iniciativa surge inserida nas comemorações do dia do município, celebrado a 25 de Julho, e é uma coprodução da Câmara Municipal de Ovar e da Associação de Teatro Sol D’ Alma. A grande procura para assistir à peça teatral levou à abertura de uma nova data, com “Sabão Potassa” a voltar a subir a palco no dia seguinte, 23 de julho, pelas 17h00.

Depois do processo de recolha, através de entrevistas às personalidades da terra, e do processo de construção das crónicas para cada uma delas, as histórias foram convertidas em peças de teatro radiofónico, tendo sido gravadas e transmitidas na Rádio AVfm.
Com base neste material criativo, subirão ao palco cerca de 85 elementos da comunidade vareira para dar vida a este espetáculo, encenado pelo vareiro Leandro Ribeiro.

As histórias apresentam-se já alteradas, adaptadas, deformadas, misturadas, minimizadas ou, pelo contrário, exageradas. Vozes individuais que agora ganham uma dimensão coletiva, transformando-se numa homenagem singular à gente vareira.

Afinal de contas, o que é ser vareiro? De onde vem a garra que os impele a chegar mais longe e mais além? Que almas são estas, que se lavam com o tempo? Este é o ponto de partida de Sabão Potassa que vai desafiar o público a regressar ao tempo em que os pisos de madeira eram lavados com sabão e a resgatar as estórias e os protagonistas icónicos do concelho de Ovar. Os ofícios, as tradições, os lugares especiais, o modo de vida, são, assim, o mote para esta criação artística sobre a memória coletiva do concelho.

Se as histórias que vão ganhar vida em palco têm ADN vareiro, o mesmo acontece com quem as encarna. O elenco do Sol D’Alma junta-se à comunidade ovarense. Dos avós aos netos, várias gerações vão estar em palco para celebrar a Terra que é de cada um e de todos.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar/Cultura
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *