Sabe tudo sobre o SABSEG? Nós ajudamos
Escrito por AVfm em 03/09/2021
O antecipado regresso do Campeonato SABSEG está aí à porta e, pela primeira vez na sua história, com quatro equipas do concelho de Ovar a competirem na elite da distrital. Os objetivos são diferentes para AD Ovarense, SC Esmoriz, ARC S. Vicente Pereira e CCR Válega, mas todas chegam com a ambição de fazerem uma grande época no regresso do público às bancadas.
A COVID-19 parece (ainda que lentamente) sair do quadro de preocupações do desporto, pelo que o Campeonato SABSEG volta ao formato previsto para a época passada e que foi abruptamente alterado para a famigerada “Prova Final” devido aos meses de paragem forçados pela pandemia.
Assim, “partindo” o distrito de Aveiro ao meio, o calendário competitivo desta época contempla a participação de 12 equipas na Zona Norte – entre as quais Ovarense, Esmoriz e S. Vicente Pereira – e outras 12 na Zona Sul – onde está inserido o Válega. Ao cabo de 22 jornadas, irão apurar-se os 4 melhores classificados de cada Zona, que avançarão para uma 2ª Fase a fim de encontrar o campeão da época 2021/22. As restantes 16 equipas, arredadas da possibilidade de erguerem o título e subirem de divisão, irão fechar a temporada numa sempre intensa luta pela fuga à despromoção.
O mercado de transferências tem sido agitado e todos os plantéis estão já nos últimos retoques para a estreia oficial. A primeira jornada dá-se no próximo fim-de-semana (4 e 5 de Setembro) e, na derradeira antevisão aos duelos que abrirão as hostilidades desta maratona futebolística, deixamos algumas curiosidades que pode não conhecer e que certamente lhe aguçarão o apetite para uma das competições distritais de maior qualidade e projeção do panorama nacional:
- O concelho de Ovar é o mais representado em todo o Campeonato SABSEG. Para além de Ovarense, Esmoriz, S. Vicente Pereira e Válega, se juntarmos a Florgrade FC, que originalmente é uma formação oriunda de Santa Maria da Feira mas que tem parceria com o FC Cortegaça e até joga no Parque do Buçaquinho, são 5 as equipas com sangue vareiro a pisar os palcos do campeonato – mais do que em qualquer outro concelho. Santa Maria da Feira (U. Lamas, Canedo, Fiães e Paços Brandão) e Oliveira de Azeméis (Cucujães, Cesarense, Carregosense e Bustelo) são os concelhos mais representados a seguir a Ovar, com 4 equipas a disputar o campeonato para cada um.
- Com 7 títulos conquistados, a Ovarense é a atual equipa do Campeonato SABSEG que mais vezes conquistou a prova. A última taça foi ganha na longínqua época de 1980/81, ainda antes dos áureos anos em que os alvinegros se estabeleceram na Segunda Liga. O clube que mais vezes foi campeão distrital é, no entanto, o SC Espinho, que joga atualmente no Campeonato de Portugal (4ª divisão nacional) e soma 8 conquistas distritais; a Sanjoanense iguala a Ovarense com 7 títulos, Beira-Mar e Lusitânia de Lourosa aparecem logo de seguida com 6 campeonatos. O SC Esmoriz, com 4 títulos de campeão, é o outro clube concelhio que também já tem honras de campeão no seu palmarés.
- Se olharmos às últimas 10 épocas, foram 10 os treinadores a levarem as suas equipas ao título do Campeonato SABSEG… sendo que 5 deles vão estar em prova esta época. Um dos destaques vai para Pepa, atual treinador do Vitória SC, que em 2013/14 levou a Sanjoanense aos nacionais batendo a concorrência da elite distrital; no entanto, Ricardo Maia venceu o SABSEG 19/20 treinando o S. João de Ver e agora é treinador do Beira-Mar; Cajó, atual timoneiro do Oliveira do Bairro, venceu em 18/19 ao serviço do Beira-Mar; Luís Miguel Martins (U. Lamas) venceu em 17/18 pelo Lusitânia de Lourosa a meias com António Caetano; Carlos Manuel (SC Bustelo) venceu recentemente o SABSEG por duas ocasiões, ao serviço do SC Espinho (16/17) e do SC Bustelo (14/15); e Augusto Semedo, técnico que vai orientar a LAAC esta temporada, já venceu também a competição quando era treinador do RD Águeda (15/16).
- Gonçalo Muge, treinador do CCR Válega, será o treinador mais jovem em prova. Aos 31 anos, curiosamente, faz a sua estreia oficial como treinador num jogo de Campeonato SABSEG… um autêntico teste de fogo. Com currículo enquanto treinador mas também em estreia estarão, claro, outros nomes: desde logo o técnico do SC Esmoriz, Nuno Rangel, que aos 47 anos trocou o cargo de adjunto do SC Espinho para a sua primeira passagem pelo Estádio da Barrinha.
- O CCR Válega e a Florgrade FC são os únicos estreantes da presente edição do Campeonato SABSEG. De entre os 22 participantes da época, apenas os dois finalistas da Prova Final da 1ª Divisão 20/21 vão dar os primeiros passos na elite aveirense. Como é óbvio, dos restantes 20 emblemas, há quem tenha um historial mais ou menos vasto: sabia que, com 10 participações consecutivas nas últimas 10 edições, o Fiães é a equipa que joga há mais anos consecutivos no Campeonato SABSEG?
- Florgrade FC é também o clube com menos passado de todo o Campeonato SABSEG. Os corticeiros começaram por ser uma equipa de futebol de 7, onde se destacaram e até foram campeões nacionais na Superliga Nacional, organizada pela Mini Football. Passando para o futebol de 11 apenas em 2019, a Florgrade transformou o Parque do Buçaquinho na sua fortaleza e, com forte investimento, subiu em anos consecutivos a 2ª Divisão Distrital e a 1ª Divisão. Até onde pode chegar a armada de Bruno Baptista?
- Por seu turno, no reverso da medalha, a Ovarense é o clube com mais anos de existência do Campeonato SABSEG. Os vareiros estão precisamente, esta época, em ano de centenário, pois foram fundados em Dezembro de 1921. Quase a completar o seu centenário (também o farão esta temporada) estão ainda mais 4 clubes: Beira-Mar, Cucujães, Bustelo e Oliveira do Bairro, todos fundados em 1922
- Nos últimos 5 anos, foram apenas 3 os jogadores que receberam o prémio de melhor marcador do Campeonato SABSEG: Jean Almeida (SC Esmoriz, 2019/20), Mário Costa, (Bustelo em 2018/19 e Alvarenga em 2020/21) e Jonatas Santos (União de Lamas, 2016/17 e 2017/18). Acontece que os dois últimos são agora colegas de equipa na LAAC. A formação de Águeda apostou em artilheiros-mor para o seu ataque e conta com a experiência de Jonatas e Mário para fazer furor na Zona Sul. Aos 32 anos, ambos estão prontos para faturar e, nas últimas 5 temporadas, somam o incrível número de 127 golos apontados só no Campeonato SABSEG.
- Quase todas as equipas do Campeonato SABSEG têm já os seus plantéis anunciados, ou nas suas redes sociais ou nos meios de comunicação e imprensa. No entanto, ainda há algumas incógnitas que podem ser surpresas positivas… ou negativas. A equipa mais enigmática do ano é, para já e provavelmente, o Canedo FC. O 4º classificado de 2020/21 perdeu todas as figuras de vulto da época passada e continuam uma incógnita as valias com que se vai apresentar nesta nova fase. Apenas algumas certezas: o Canedo tem nova direção, é já publica a dificuldade que tem tido para formar uma equipa de futebol – apenas 7 jogadores confirmados até ao momento para Carlos Neves, novo treinador – mas, independentemente de tudo isso, irá apresentar-se no Estádio das Valadas, no próximo domingo, quando encontrar a Ovarense na 1ª jornada do SABSEG.
Fique agora a conhecer com maior pormenor os plantéis dos clubes do concelho de Ovar para a próxima edição do Campeonato SABSEG.
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA OVARENSE
Treinador: Tiago Leite
Plantel: Renato Lopes, Bruno Costa, Nuno Crujeira, Márcio Reis, Paulinho, Bruninho, Vareiro (ex-Vit. Sernache), Bernardo Licastro (ex-S. Vicente Pereira), Tiago Amaral (ex-Avanca), Luís Magolo (ex-S. Vicente Pereira), Aleksander Lopes (ex-S. Vicente Pereira), Pedro Marques (ex-junior), J.P., Tiago Barroqueiro, Marmelo, Juninho (ex-S. Vicente Pereira), Hudson Gonçalves (ex-Athletic MG), Guilherme Vallim (ex-America RJ), Rolas, Fábio Novo, Tigas, Mateus Arence (ex-S. Vicente Pereira), Ryan Gonzales (ex-CS Alagoano), Luccas Marques (ex-RD Águeda), Mica (ex-Avanca)
Saídas: Gustavo Magalhães (terminou carreira), Cocas (terminou carreira), Fábio Pereira (JD Carregosense), Nuno Damas (RD Águeda), Roger Ramos (GDSC Alvarenga), Bruno Costa (sem clube), Deco (AC Cucujães), Diogo Ventura (CCR Válega), Diogo Farias (CCR Válega), Jonathan Oliveira (JD Carregosense), Samuel da Silva (SC Esmoriz)
ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL DE S. VICENTE PEREIRA
Treinador: Paulo Gomes
Plantel: Paulinho, João Reis (ex-SC Bustelo), Vasco (ex-junior), Pikas, Márcio Godinho, Rato (ex-Canedo), Rui Seminha (ex-Avanca), Ashvin Praba (ex-Sanjoanense), Iaia Sambú (sem clube), Marito (ex-Feirense), Litos, Luís Miguel (ex-Avanca), Luís Buena (ex-Lus. Lourosa), Ovie Prince (ex-Águias Moradal), Bruninho (ex-Canedo), Abulai Dabó, Fredinho, Moussa Diehiou (ex-Sanjoanense), Ayomide Aki (ex-Vit. Sernache), Joca Gomes (ex-Valecambrense), Manu Alves (ex-Canedo), Bernardo (ex-Cesarense), Óscar Gomes (ex-CCR Válega)
Saídas: Bruno Maia (CD Paços Brandão), José Marrero (CD Arrifanense), Kevin Volpini (sem clube), Rúben Gomes (terminou carreira), Bernardo Licastro (AD Ovarense), Jorge Sousa (SC Bustelo), Luís Magolo (AD Ovarense), Dayo Femi (LAAC), Aleksander Lopes (AD Ovarense), Fábio Sampaio (sem clube), Diogo Sousa (sem clube), Cláudio Resende (sem clube), Juninho (AD Ovarense), Tiago Martini (CD Paços Brandão), Juninho (RD Águeda), Mateus Arence (AD Ovarense), Fábio Pacheco (CCR Válega), João Carvalho (Fiães SC), Emmanuel Anih (CD Paços Brandão), Gledson Silva (RD Águeda)
SPORTING CLUBE DE ESMORIZ
Treinador: Nuno Rangel (ex-SC Espinho)
Plantel: Ivo Eichmann (ex-Avanca), Joel Borges, Filipe Queiroz, João Valente, Takeshi (ex-Fiães SC), João Silva (ex-Lavrense), Rui Sousa (ex-Mirandela), Ricardo Pato (ex-Gondomar), Gabriel Oliveira (ex-Avanca), Usman Mustapha, Ibrahim Mohammed, Ruan Lima (ex-S. Pedro Cova), Diogo Cunha (ex-Cerveira), André Pinhal, Luisinho, Ajadi Adebayo, Hugo Montenegro, Sandro Brandão, Paulinho (ex-Dragões Sandinenses), Dinis Rodrigues (ex-Aliados Lordelo), Samuel da Silva (ex-Ovarense)
Saídas: Ricardo Morais (Vit. Sernache), Pipa (sem clube), Chael Luan (sem clube), Nico Tovar (sem clube), Diogo Rodrigues (ARC Oleiros), Miguel Loureiro (AD Grijó), Daniel Oliveira (RD Águeda), Pedro Cardoso (Tourizense), Rodrigo Martins (AA Avanca), Raji Kabiru (sem clube), Hugo Rodrigues (sem clube), Jhow Jhow (RD Águeda), Lucas Lima (Valadares Gaia), Edu Ferreira (Vit. Sernache), Tiago Oliveira (AC Cucujães), Diego Portocarreno (sem clube), Rodolfo Jorge (Dragões Sandinenses)
CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DE VÁLEGA
Treinador: Gonçalo Muge (ex-atleta)
Plantel: Alex Marques, Cláudio Aguiar, Diogo Costa (sem clube), Rodrigo Cabral, Leandro Mendes, Pedro Santos, Fábio Lopes, Bernardo Oliveira, Pablo Santos (ex-Fiães SC), Pedro Couras (ex-Avanca), Diogo Ventura (ex-Ovarense), Jonas (ex-Estarreja), Rui Pereira (ex-Avanca), Maurício Gomes, Armando Pereira, Foka, Camião (ex-Valecambrense), Vítor Silva (ex-Avanca), Diogo Farias (ex-Ovarense), João Pedro (ex-Avanca), Rodrigo Soares, André Rendilheiro, Tiago Fragoso, Rui Faria, Fábio Pacheco (ex-S. Vicente Pereira), Igor Cerqueira (ex-Avanca), Manaca (ex-Canedo), Thiago Silva (ex-Tarei), Daniel Costa (sem clube).
Saídas: Rui Fragoso (sem clube), Roscas (AC Cucujães), António Guedes (SC Alba), Dário Valente (sem clube), Paivinha (sem clube), Gonçalo Muge (terminou carreira), Filipe Lírio (sem clube), Zé Coelho (sem clube), Gabi Ferreira (ARC Oleiros)
Tudo a postos, agora é viver a magia do futebol. Acompanhe todas as incidências do Campeonato SABSEG nos 98.7fm, no nosso site ou no Facebook da Rádio AVfm. Na primeira jornada estaremos em jogos com relato em direto:
- AC Cucujães vs ARC S. Vicente Pereira | Sábado, 17H00 (Pedro Silva/Joel Magina)
- Canedo FC vs AD Ovarense | Domingo, 17H00 (Helder Ferreira/Rafael Correia)
- CCR Válega vs FC Pampilhosa | Domingo, 17H00 (Pedro Silva/Joel Magina)