Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Sabemos muito pouco sobre a Covid-19: em Ovar há 2 casos de reinfeção por SARS-CoV-2

Escrito por em 25/11/2020

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, anunciou a 22 de novembro a existência de dois cidadãos reinfectados com o novo Coronavírus no concelho de Ovar. Referindo-se a um homem e a uma mulher, ambos com menos de 40 anos, esclareceu que os mesmos estiveram doentes em março, apresentando sintomas que agora se repetiram, voltando a ter testes positivos de despiste à Covid-19.

A autoridade de saúde de Ovar confirmou-me estes dois casos de reinfeção. Estiveram sintomáticos em março, negativaram e agora estão novamente sintomáticos

referiu Salvador Malheiro

O edil vareiro afirmou que o fato de haver doentes reinfetados com sintomas da doença é um muito raro, razão pela qual esses casos já estão a ser estudados pelas autoridades competentes.

Recorde-se que, a nível mundial, estão confirmados menos de uma dezena de casos de reinfeção do novo Coronavírus.

Em Portugal, só na semana passada se tornou conhecida a primeira doente reinfetada, uma mulher de 48 anos, residente na Grande Lisboa. Esteve infetada em julho, sintomática e, depois de recuperada, voltou a mostrar sinais da doença em outubro, voltando a testar positivo.

Salvador Malheiro lamentou que “pelo que estamos a ver, a imunidade não é eterna” e que a situação município de Ovar esteja a registar mais casos agora do que na primeira vaga, com 4% da população infetada. Contudo, considerou que a situação ainda se encontra controlada, uma vez que são realizados “rastreios em tempo real”.

Em março, éramos os únicos com contaminação comunitária, agora estamos todos praticamente no mesmo barco. Ainda assim, nós continuamos a testar muito, a rastrear muito, e sei de outros municípios onde isso não acontece. Nós estamos a fazer mais de 250 testes por dia.

reforçou Salvador Malheiro


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *