Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Salvador Malheiro, com recandidatura homologada pelo PSD, chama a si o timing da decisão

Escrito por em 08/03/2021

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO), não abdica do seu timing para decidir se será novamente candidato ao lugar ou não. A posição foi assumida publicamente, na sequência do anúncio da sua própria direção nacional do Partido Social Democrata (PSD), que elencou uma lista de 77 nomes com recandidatura previamente homologada.

O PSD anunciou, no passado dia 3 de Março, no decorrer de uma conferência de imprensa, 23 novos candidatos a Presidentes de Câmara. No mesmo momento, foi tornada pública uma lista de 77 autarcas em exercício de funções, com homologação prévia e automática garantida caso se queiram recandidatar. Salvador Malheiro foi um dos nomes adiantados.

Não sendo esta uma prática habitual, logo após a iniciativa do PSD, alguns órgãos de comunicação social não hesitaram em tratar esses autarcas como candidatos garantidos ao próximo ato eleitoral.
Só na região de Aveiro, para além de Ovar, podemos encontrar nessa situação os casos de Fernando Caçoilo (Ílhavo), Ribau Esteves (Aveiro), Diamantino Sabina (Estarreja) e Silvério Regalado (Vagos).

Salvador Malheiro acabou por estar no centro da polémica que se gerou, comunicando na dupla condição de candidato homologado e de vice-presidente do seu partido, assumindo publicamente a defesa de ambas as posições, aparentemente contraditórias.

Agradeço muito a confiança e a deferência do meu Partido, contudo quero esclarecer que continuo Presidente da Câmara Municipal de Ovar e no seu devido tempo decidirei se sou ou não recandidato para mais um mandato.

Salvador Malheiro, em publicação nas redes sociais

Mostrando-se perplexo pela confusão levantada com as homologações, o vice-presidente do PSD afirmou que a apresentação de José Silvano, coordenador nacional autárquico do PSD, foi bastante clara.

É claro que eu tinha conhecimento dessa lista. Esses 77 atuais presidentes de Câmara não foram hoje anunciados como candidatos. O que foi dito é que a sua homologação seria imediata no tempo que cada um decidir da sua cabeça.

Salvador Malheiro, em entrevista à TVi

Salvador Malheiro explicou ainda que “sempre foi assim” no seu partido. “A única diferença é que desta vez o PSD decidiu tornar a lista pública“.

Na sequência das notícias vindas a público, houve mais autarcas (Aveiro, Santa Maria da Feira e Viana do Castelo, por exemplo) que agradeceram o voto de confiança, reservando para mais tarde as suas decisões, entendendo, tal como Salvador Malheiro, este ainda não ser o tempo certo para avançar com um processo político que lhes ocupará muito tempo.

Já o presidente da câmara de Oleiros, Fernando Marques Lopes, afirmou que este anúncio configurava “um abuso de confiança”, uma vez que viu o seu partido colocar o seu nome na lista sem o contatar previamente. Na entrevista à TVi, Salvador Malheiro desvalorizou esse comportamento, justificando-o como uma reação às interpretações erradas veiculadas por alguns órgãos de comunicação social.


Foto: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *