Faixa Atual

Título

Artista


Salvador Malheiro: “de forma alguma eu serei candidato ao Partido Social Democrata neste Congresso de 2022.”

Escrito por em 11/09/2021

No dia 2 de setembro, Salvador Malheiro, atual presidente da Câmara Municipal de Ovar (CMO) esteve nos estúdios da Rádio AVfm, acedendo ao convite para uma entrevista como recandidato ao cargo pelo Partido Social Democrata (PSD), onde ocupa o lugar de Vice-Presidente nacional, no âmbito da cobertura jornalística das eleições autárquicas locais que estamos a desenvolver.

Salvador Malheiro não será candidato à Presidência do PSD

Antes de partir para a apresentação das linhas orientadoras do programa da sua candidatura, Salvador Malheiro não hesitou em responder à questão de Jaime Valente, acerca dos rumores de poder vir a candidatar-se a Presidente do seu partido, trocando Ovar por Lisboa. Salvador Malheiro pronunciou-se sobre a situação pela primeira vez em público, afirmando que assume o compromisso de cumprir o mandato autárquico até ao fim, caso seja reeleito.

Eu seria incapaz de estar hoje a solicitar a confiança e a comprometer-me com as pessoas na rua, a subir escadas de prédios para dar a cara, para me apresentar e dizer que sou candidato para depois deixar esta gente órfã (povo de Ovar), o que não corresponde aos meus princípios.

disse Salvador Malheiro

Abordando a sua relação com o presidente do PSD, Rui Rio, o entrevistado esclareceu que, em política, preza muito o valor da lealdade. Recordou que, desde os primeiros momentos, se encontra ao lado de Rui Rio, sendo que este poderá contar consigo até à sua “última gota de sangue”, pois considera o presidente social-democrata uma pessoa de uma enorme seriedade e coerência.

Adiantou ainda que acredita na permanência de Rui Rio na presidência do PSD, a par de bons resultados do partido nas eleições autárquicas, a nível nacional.

Contudo, caso os resultados não sejam favoráveis ao presidente laranja e/ou este tome a decisão pessoal de não continuar no cargo, Salvador Malheiro, garantiu que não será candidato à presidência do PSD, no Congresso que se deverá realizar em janeiro ou fevereiro de 2022.

Caso o presidente Rui Rio não avance para a liderança, para que fique claro, e sendo eu Vice-Presidente, de forma alguma eu serei candidato ao Partido Social Democrata neste Congresso de 2022

acrescentou

O peso político do concelho de Ovar no País

O candidato afirmou que, embora sendo presidente do executivo municipal desde 2013, quatro anos antes já conversava com figuras políticas locais, que afirmavam que Ovar não tinha o peso político merecido, a nível distrital ou nacional. Recordou que, nessa altura, se falava na criação de um lobby de Ovar, para que existisse mais força, independentemente de passar pelo partido que estivesse no poder ou pela oposição.

Nesse seguimento, Salvador Malheiro acredita ter conquistado grandes vitórias para o povo vareiro, que conseguiu, nos últimos tempos, o respeito e admiração junto de instituições nacionais. Salientou ainda que o fato de o presidente do município ser, neste momento, o vice-presidente do PSD, pode ter contribuído para essa notoriedade.

Há que ter a consciência de que, hoje, Ovar, entrando num dos Ministérios, é respeitado, não só pela nossa atitude e capacidade de diálogo, mas também porque existe uma vice-presidência do PSD que é conhecido como o Presidente da Câmara Municipal de Ovar.

referiu

Pegando em exemplos que pudessem mostrar que, com peso político, “as coisas hoje são extremamente mais fáceis”, Salvador Malheiro afirmou que a avaliação da Estratégia Local de Habitação e a atenção que o Ministério do Ambiente tem para com Ovar, é consequência da qualidade dos projetos, da capacidade do diálogo e, naturalmente, do peso político, rematando que “houve várias conquistas que nós conseguimos por isso”.

Candidaturas à liderança do PSD começam a perfilar-se

Os laranjas Paulo Rangel e Miguel Pinto Luz deverão encabeçar cada um a sua lista candidata à liderança do partido. Já Luís Montenegro e Jorge Moreira da Silva estarão a preparar eventuais candidaturas.
O atual líder, Rui Rio, aguarda o feedback do seu partido após as eleições autárquicas, ponderando então recandidatar-se, ou libertar o PSD para um novo ciclo sem a sua liderança.

Reveja a entrevista a Salvador Malheiro na íntegra:


Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Rádio AVfm
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *