Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


SC Esmoriz não vai além do empate e falha assalto ao 5º lugar do Safina

Escrito por em 15/03/2018

Foi com um relvado alagado e chuva intensa ao longo de todos os 90 minutos que o Estádio da Barrinha recebeu o confronto entre SC Esmoriz e Canedo FC. Esta partida, referente à 23ª jornada do Campeonato Safina, colocava frente a frente equipas em posições díspares na tabela classificativa: os esmorizenses estão em franca recuperação e, com uma série de bons resultados, estão já bem perto do Top 5 do campeonato; por sua vez, o Canedo está envolvido na luta pela manutenção e aparecia na Barrinha com um registo pobre de apenas 3 vitórias e 4 empates.

Podia esperar-se um jogo forte dos visitantes mas, na realidade, a maior dificuldade colocada aos comandados de Narciso Ratinho foi mesmo as condições em que a partida se realizou. Devido ao piso empapado, o Esmoriz foi obrigado a mudar a sua abordagem desde cedo e, com um futebol mais direto, apenas na segunda metade conseguiu criar reais oportunidades de perigo junto da baliza do Canedo.


No entanto, e mesmo com muito poderio físico dentro de campo, o resultado acabou da mesma forma que começou: com um 0-0 no marcador. O SCE foi a equipa mais prejudicada pela divisão de pontos porque também foi o conjunto que mais procurou inverter o nulo.

John Moses, entrado na partida aos 64 minutos, teve a melhor oportunidade dos da casa. Em posição privilegiada, o nigeriano não conseguiu bater José Nino e deixou a Barrinha em desespero.

Também o juiz da partida, o senhor Ilídio Matos, foi capaz de irritar a assistência. Depois de uma primeira parte sem grande influência, o árbitro não assinalou duas alegadas grandes penalidades a favor do Esmoriz, uma por carga de um defensor sobre Domingo Ortíz e a outra por uma mão na bola dentro da área.

Do lado do Canedo, houve espaço a queixas semelhantes e já bem perto do apito final. Dentro da área do Esmoriz, Paulo Ferraz chocou com o guarda-redes Renato Lopes e acabou amarelado (e consequentemente expulso) por simulação. Juntou-se a Paulinho, jogador que já tinha visto o vermelho aos 88′.

Um ponto somado que não foi suficiente para que o SC Esmoriz não visse o Fiães SC distanciar-se. Os fianenenses são agora quintos na classificação depois de vencerem o Estarreja por 2-1. Já o Bustelo, atual 6º classificado, foi goleado pelo Beira-Mar (4-0) e tem o Esmoriz cada vez mais à perna.

Atualmente, o SC Esmoriz é 7º da tabela, tem 36 pontos. O Fiães e Bustelo têm 38 e 37 pontos, respetivamente. O líder do Safina continua a ser o Lusitânia de Lourosa, com 58 pontos.

Na jornada 24, o Esmoriz terá deslocação complicada ao terreno do SC Vista Alegre. Recorde-se que, na primeira volta, os da Barrinha receberam e venceram o Vista Alegre por 2-1.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações SC Esmoriz | Narciso Ratinho:

 

  • Declarações Canedo FC | Vasco Coelho:

 

FICHA DO JOGO

SC Esmoriz: Renato Lopes (guarda-redes), João Dias, Rúben Pereira, Ruca, Breno Oliveira, Max Parente (Fábio Gonçalves, 70′), Pedro Godinho (cap.), Kenneth Kalunga (John Moses, 64′), Gonçalo Resende, Domingo Ortíz (João Carvalho, 64′), Vando Alves.

Canedo FC: José Nino (guarda-redes), Fabri, Fábio Neves, Paulo Ferraz (cap.), Sérgio Ramos, Dioguinho, Ricardo Paiva, Apolo (Xavi, 80′), Badolas (Samu, 79′), Paulinho, Roger (Gil Oliveira, 55′).

FILME DO JOGO

0′ – Tudo a postos para o arranque da 23ª jornada do Campeonato Safina. O Estádio da Barrinha recebe SC Esmoriz, 7º classificado, e Canedo FC, 16º classificado. Na primeira volta, no Campo das Valadas, estes conjuntos empataram a uma bola.

0′ – O estado do tempo pode vir a ser o maior rival das duas equipas. O relvado da Barrinha encontra-se em más condições, muito alagado e com peladas em várias zonas. A chuva parece não querer dar tréguas, algo que prejudicou também a afluência às bancadas.

0′ – Narciso Ratinho, técnico do Esmoriz, efetuou apenas uma alteração ao onze lançado em Avanca, na semana passada. Gonçalo Resende (que até marcou aos avanquenses) regressou aos titulares e preteriu Júlio Coronel nas escolhas. Para além do ex-Cesarense, destaques para Max Parente e Domingo Ortíz, mais dois reforços que parecem tere pegado destaque nos escalados do treinador do Esmoriz.

0′ – No lado do Canedo, Vasco Coelho não se pôde servir das capacidades de Fernando Jorge, um dos melhores marcadores da equipa e o autor do golo contra o Esmoriz, na primeira volta. No entanto, Paulinho, com 4 golos no Campeonato Safina, deverá ser outro homem a ter em conta na turma de Santa Maria da Feira.

1′ – Começa a partida.

7′ – O primeira sinal de perigo é do Canedo: Badolas fura da direita para o centro e tenta o remate de meia distância. A bola não leva muita potência e sai ao lado do poste direito de Renato Lopes, o guardião tinha o lance controlado.

12′ – O Esmoriz responde e também com um remate de fora da área. Vando ganha espaço para o tiro exterior, mas falha na precisão e chuta muito torto.

16′ – Grande jogada do SC Esmoriz! Resende descobre Breno na esquerda e o lateral cruza rasteiro para o coração da área. Vando, com uma simulação preciosa, faz esférico passar pelos meio das suas pernas deixando Kalunga em posição frontal à baliza. Porém, até o zambiano pareceu surpreendido com a rapidez do lance e não consegue a finalização.

21′ – Vando e Kalunga combinam na direita e o africano assiste para Domingo. Este, rodeado de defensores do Canedo mas já dentro da área, perde muito tempo e só consegue disparar contra o emaranhado de pernas dos adversários. Não houve golo mas, mais uma vez, Kalunga e Vando abriram o livro.

25′ – O Esmoriz parece ter o controlo, mas não consegue criar calafrios ao guardião José Nino. Do banco de suplentes, Narciso Ratinho já deu ordem para que os seus atletas mudem a abordagem ao jogo e passem a atuar de forma mais direta. O Canedo está muito recuado e, por diversas vezes, a transição do Esmoriz começa em Rúben Pereira ou Ruca e os centrais têm espaço para progredir sem dificuldades até à linha do meio campo.

30′ – Há troca posicional dos extremos do Esmoriz. Domingo Ortíz aparece na esquerda e Gonçalo Resende na direita. Veremos se o colombiano consegue fazer melhor com o lateral Fabri pela frente pois, até ao momento, é o mais desinspirado na equipa da Barrinha.

37′ – Na sequência de um canto na esquerda e apontado por Breno, a bola é cortada pelos defesas do Canedo e, na segunda vaga, aparece Gonçalo Resende a tentar o remate espontâneo. A bola sobe demasiado.

39′ – Mais um remate do meio da rua para a equipa do Esmoriz. Desta vez foi Domingo, mas o resultado foi o mesmo: esférico muito por cima.

45′ – Intervalo no Estádio da Barrinha. O Esmoriz está melhor, mas não consegue furar o último reduto do Canedo. A solução passa (quase sempre) pelos remates de meia distância, mas a pontaria dos esmorizenses não está nos seus dias. Veremos o que nos traz a etapa complementar.


45′ – Começa a segunda parte. Nenhuma alteração nos onzes de Narciso Ratinho e Vasco Coelho. Também não houve mudanças no tempo e, por vezes, chove mesmo de forma copiosa.

46′ – Vando trabalha bem à entrada da área e faz com que a bola sobre para Max. O médio remata ao lado e o Esmoriz começa a segunda parte como acabou a primeira.

48′ – João Dias bate longo no corredor direito e Kalunga corresponde com velocidade. Já perto da linha, o zambiano cruza e descobre Resende ao segundo poste. A emenda ainda é feita, mas a bola sai por cima. Ainda se gritou golo na bancada, foi a melhor chance do Esmoriz até ao momento!

50′ – O Esmoriz parece estar ainda mais atrevido no ataque. Não há nenhum «Guerreiro» satisfeito com o empate.

55′ – Vasco Coelho sente o Esmoriz a crescer e faz a primeira alteração da partida: sai Roger, entra Gil Oliveira.

59′ – Domingo avança pela área do Canedo e cai na disputa contra um adversário. O estádio pede penálti a plenos pulmões, o árbitro Ilídio Matos manda seguir.


61′ – Que confusão dentro da área do Canedo! A bola pinga na zona de perigo, há corte da turma de Santa Maria da Feira, mas o esférico sobra para Kalunga. O atleta do Esmoriz aceita o brinde e remata, mas muito frouxo e fácil para José Nino segurar. Kalunga podia e devia ter feito melhor.

63′ – Breno bate um canto na esquerda, a confusão instala-se novamente na área do Canedo e, na ressaca, Rúben Pereira ainda consegue um remate à meia volta. O central do Esmoriz vê a bola passar por cima e o golo ser-lhe negado por escassos centímetros.

64′ – Dupla substituição no SC Esmoriz. Saem Domingo Ortíz e Kenneth Kalunga, entram João Carvalho e John Moses. Narciso Ratinho quer mais poder de fogo no ataque da sua equipa.

66′ – Que perdida de Moses! Ruca bate para o ataque, Vando ganha na dividida e o nigeriano apareceu em posição privilegiada, já dentro da pequena área, mas não tem arte nem engenho para bater José Nino. O guarda-redes do Canedo foi heróico ao fechar os caminhos da baliza graças a uma defesa com o ponta da bota.

72′ – O capitão Pedro Godinho pica para a área procurando o jogo físico de Vando. O camisola 9 batalha contra um mar de adversários e ganha espaço para o remate mas, mais uma vez, as pernas dos defesas do Canedo travam as intenções do Esmoriz.

75′ – Sai Max Parente, entra Fábio Gonçalves. O jovem francês fez um bom jogo mas já estava desenquadrado com as características muito físicas da partida. Fábio Gonçalves vai muscular o meio-campo e dar maior capacidade ao Esmoriz nas bolas paradas.

78′ – O guadião José Nino cai após bater um pontapé longo, vai precisar de assistência. A Barrinha acusa o Canedo de anti-jogo quando a equipa médica dos visitantes entra em campo a passo e sem pressa de chegar junto do seu atleta.

79′ – Sai Badolas, entra Samu. Foi a segunda alteração no Canedo.

80′ – Sai Apolo, entra Xavi. Vasco Coelho esgota as suas substituições.

85′ – O Esmoriz ainda não desistiu de procurar o golo, só que parece que o fulgor dos «Guerreiros» já teve melhores horas. O Canedo vai trancado as portas da sua baliza e procura segurar o ponto com tudo o que tem.

88′ – Ílidio Matos dá ordem de expulsão a Paulinho. O extremo do Canedo até estava a ser um dos melhores na formação forasteira, mas atirou uma bola para longe quando o jogo estava interrompido e, por causa dessa atitude, acabou admoestado com a cartolina vermelha.

90′ – Vão jogar-se 4 minutos de compensação.

90′ + 2 – Mais um lance de dúvida na área do Canedo. Vando cruza na direita e, numa disputa entre Fábio Gonçalves e Dioguinho, pediu-se mão na bola do jogador visitante. Ílidio Matos, mais uma vez, não vislumbrou uma grande penalidade.


90′ + 2 – Paulo Ferraz aparece lançado na direita e, já dentro da área, cai à saída de Renato Lopes. O Canedo pede penálti e, na resposta, Ilídio Matos expulsa o capitão visitante por alegada simulação. A equipa de Santa Maria da Feira vai acabar o jogo com apenas 9 jogadores em campo.

90′ + 5 – Acabou o jogo na Barrinha. O Esmoriz lutou imenso, fez por merecer a vitória, mas não conseguiu faturar no dia de hoje. Fica com um ponto mas com a sensação que deixou fugir dois. Por seu turno, o Canedo voltou a travar o Esmoriz e continua vivo dentro da luta da fuga à despromoção.

 


Fotos: Direitos reservados
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *