Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


Secretário de Estado do Ambiente viu de perto a erosão costeira e anunciou intervenções no Município de Ovar

Escrito por em 12/04/2023

No passado dia 10 de abril, o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, e o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), José Carlos Machado, visitaram o Município de Ovar.

A visita teve início com uma reunião no edifício dos Paços do Concelho, onde participou uma equipa alargada da Câmara Municipal de Ovar, incluindo o presidente Salvador Malheiro, vários Vereadores e a responsável pela Divisão do Ambiente. Os principais temas abordados foram a erosão costeira e a recolha seletiva dos biorresíduos.

Posteriormente, a comitiva procedeu a uma deslocação à Praia do Furadouro, onde foi possível constatar, in loco, os rombos existentes na defesa aderente central, que estão, de forma evidente, a colocar em risco a segurança e proteção de pessoas e bens.
Após se inteirar da situação do Furadouro, o Secretário de Estado do Ambiente decidiu que a APA irá iniciar procedimentos para fazer face a esta situação de emergência, que se prevê estarem concluídos antes do início da época balnear.

Hugo Pires aproveitou a sua presença em Ovar para anunciar uma nova empreitada na Praia do Furadouro direcionada à manutenção das defesas aderentes no seu geral, com início neste outono e cujo concurso público se iniciará em breve. Esta intervenção terá um valor aproximado de 2 Milhões de €uros.

Outra intervenção mencionada foi a construção dos quebra mares destacados em Cortegaça e no Furadouro, com o Secretário de Estado a informar que esse continua a ser um assunto prioritário para o Governo, com o respetivo dossier a encontrar-se no Laboratório Nacional de Engenharia Civil para validação final, estando o seu financiamento previsto no novo Quadro de Apoio Portugal 2030.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *