Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


Seniores com mais de 65 anos já estão a ser vacinados contra a Gripe e a Covid-19 (3ª. dose) em simultâneo

Escrito por em 19/10/2021

Arrancou a 18 de outubro a administração das vacinas contra a Gripe e a Covid-19, em simultâneo, em Portugal continental. A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê vacinar cerca de dois milhões de pessoas nessa modalidade.

A terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 destina-se, para já, a pessoas com mais de 65 anos, sendo dada prioridade a maiores de 80 anos de idade, a par de utentes de lares, cuidados continuados e outras instituições similares. Nesta fase de arranque, o segundo reforço destina-se a essa faixa etária, dada a sua maior vulnerabilidade à doença.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, salientou que, relativamente aos imunossuprimidos, já está a ser administrada uma dose adicional da vacina contra o SARS-CoV-2 há algumas semanas.

A vacina contra a Gripe começou por ser administrada a utentes e profissionais das Residenciais para Idosos, Unidades de Cuidados Continuados e instituições similares, a par dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Estende-se agora aos grupos prioritários, nomeadamente utentes com idade igual ou superior a 65 anos, grávidas e pessoas com doenças elegíveis para vacinação no âmbito do SNS.

Na passada sexta-feira, 15 de outubro, Graça Freitas, garantiu estar “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas, uma prática realizada em mais países, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

A DGS avançou que os dados disponíveis, analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19, mostram existir um perfil de segurança após a toma das duas vacinas. Além disso, a informação disponível sugere a manutenção da eficácia de ambas as vacinas, não existindo evidências de alteração da resposta imunológica na sequência da administração em simultâneo das duas vacinas.

No concelho de Ovar a coadministração terá lugar no Centro de Vacinação de Maceda, por marcação

No Concelho de Ovar a Autoridade de Saúde vai manter em funcionamento o Centro de Vacinação de Maceda, agora com novos períodos de atendimento, sendo aí que vão ser administradas ambas as vacinas. As marcações serão da responsabilidade do SNS, devendo os utentes estar atentos às mensagens SMS dos seus telefones. Importante será referir que, para confirmar a marcação, é obrigatório responder à mensagem, no formato que já se tornou habitual (SNS.NÚMERO_DE-UTENTE.SIM).

A Rádio AVfm sabe que as mensagens com as primeiras propostas de marcação já começaram a ser enviadas aos maiores de 80 anos do concelho de Ovar no final da semana passada. Para já, o Centro de Vacinação de Maceda irá estar aberto às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 20h00 e aos sábados e domingos entre as 8h00 e as 20h00.

Os utentes que não tenham forma de se deslocar a Maceda pelos seus próprios meios deverão contatar a sua Unidade de Saúde Familiar, solicitando aí o transporte.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *