Shortcutz Ovar distribuiu prémios em noite de festa. “O Nosso Reino” foi a melhor curta de 2021
Escrito por AVfm em 02/07/2022
Decorreu nesta noite, 1 de julho, a Festa dos Premiados relativa à 5ª. temporada do Shortcutz Ovar, a iniciativa que promove a exibição de curtas-metragens nacionais de forma periódica em formato competitivo. Por cá, o acolhimento é feito pelo serviço de cultura da Câmara Municipal de Ovar, liderado por Tiago Alves.
Assim, as peças audiovisuais apresentadas durante a temporada estiveram a concurso, podendo ser eleitas nas categorias Melhor Curta-Metragem do Ano, Melhor Primeira Obra, Melhor Animação, Prémio Especial do Júri e Prémio do Público. O painel de jurados foi composto pelas realizadoras Ana Rocha de Sousa e Mónica Santos e pelo encenador vareiro Leandro Ribeiro.
Eram cerca de 21h30 quando, na Escola de Artes e Ofícios, começou a sessão especial onde foram anunciados os vencedores, numa oportunidade para se reverem as fitas galardoadas. Posteriormente, houve tempo para uma bebida, e um pé de dança ao ritmo da DJ Lara Soft. Conviver, precisa-se, depois de uma pandemia que nos toldou os sentidos e que Shortcutz Ovar tão bem soube contornar para que fosse possível concretizar todas as sessões de 2021…
“O Nosso Reino“, do realizador Luís Costa, recebeu a distinção de Melhor Curta-Metragem da seleção oficial competitiva do Shortcutz Ovar 2021. A sinopse da obra desvenda que a trama tem lugar “numa aldeia onde o espaço e o tempo se esgotam e uma criança habita o vórtice da morte que freme“. O realizador já tinha sido distinguido com o mesmo prémio em 2018, dessa vez com a curta “O Homem Eterno“.
O Prémio do Júri da seleção oficial competitiva foi atribuído a “Noite Perpétua“, de Pedro Peralta, enquanto a distinção de Melhor Animação foi para “Elo” de Alexandra Ramires. “Ouro Sobre Azul” de Andreia Pereira da Silva foi considerada a Melhor Primeira Obra.
A curta-metragem “The Shift“, recente trabalho de Laura Carreira, foi duplamente premiada com uma Menção Honrosa do júri e o Prémio do Público, tendo sido a fita mais votada pelos espectadores ao longo do ano.
A Festa dos Premiados encerrou a temporada 2021/22 do Shortcutz Ovar, que trouxe à nossa cidade 26 curtas-metragens distribuídas por 9 sessões. A sexta edição do projeto já está a decorrer, tendo mesmo sessões agendadas para os meses de julho, setembro, outubro e novembro.
Prémios e Distinções da Festa dos Premiados 2021 – Shortcutz Ovar
- Melhor Curta-Metragem do Ano
“O Nosso Reino“, de Luís Costa
- Melhor Primeira Obra
“Ouro Sobre Azul“, de Andreia Pereira da Silva
- Melhor Animação
“Elo“, de Alexandra Ramires
- Prémio Especial do Júri
“Noite Perpétua“, de Pedro Peralta
- Menção Honrosa Competição Geral e Prémio do Público
“The Shift“, de Laura Carreira
[give_form id=”81006″]