Soldados da paz do Concelho de Ovar já estão a ser vacinados contra a Covid-19
Escrito por AVfm em 13/02/2021
Os profissionais das Corporações de Bombeiros do concelho de Ovar já começaram a ser vacinados contra a Covid-19, no Centro de Saúde de Estarreja, juntamente com as corporações de Estarreja e da Murtosa.
O arranque da vacinação destes profissionais da linha da frente deu-se a 11 de fevereiro, tendo sido vacinados, nesse dia, cerca de 90 operacionais.
Segundo Pedro Almeida, Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, os primeiros bombeiros a receber a vacina AstraZeneca foram tripulantes de ambulâncias que ainda não tivessem sido infetados com o novo Coronavírus, já que diariamente arriscam a sua saúde em prol dos demais cidadãos.
Esta vacina diverge do fármaco da Pfizer quanto à administração da segunda dose, sendo apenas necessário o reforço após 3 meses da primeira toma.
No que respeita às Corporações do nosso Concelho, no dia 11 foram vacinados 26 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz (BVE), havendo mais 18 sinalizados para os próximos dias.
Relativamente aos Bombeiros Voluntários de Ovar (BVO), nesse mesmo dia foram vacinados 20 soldados da paz, ficando outros 13 em fila de espera.
Esta fase de vacinação tem a duração prevista de duas semanas, estando previsto que na zona do Baixo Vouga (distrito de Aveiro) sejam vacinados cerca de 500 bombeiros de 12 corporações diferentes, sendo 290 na primeira semana e 210 na segunda.
A nível nacional estão contabilizados cerca de 15.000 profissionais, sendo que só metade será vacinada nesta fase.