Sra. da Nazaré honrada em Cortegaça num misto de tradição, simplicidade e modernismo

Por em 14/09/2020

Cortegaça foi o palco, a 6 de Setembro, de uma cerimónia religiosa em honra de Nª. Senhora da Nazaré, padroeira da localidade.

A pandemia Covid-19, que ainda vivemos, impediu a realização, pela primeira vez desde 1877, da Romaria das Festas do Mar, com os seus arraiais noturnos e diversão variada, com destaque para os habituais espetáculos de variedades e o fogo-de-artifício.

Assim, numa parceria que juntou a Paróquia de Cortegaça, a Junta de Freguesia local, a Câmara Municipal de Ovar, a Comissão de Festas 2020 e os Bombeiros Voluntários de Esmoriz, foi possível elaborar um programa diferente, com muito simbolismo, que honrou de forma sentida a Nª. Senhora da Nazaré.

Não se podendo realizar a procissão nos moldes tradicionais, a mesma foi reinventada com o andor da padroeira instalado numa viatura dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, cumprindo o percurso desde o lugar do Souto até à praia. A viatura e o andor, dignamente ornamentados, foram acompanhados pelo pároco da freguesia que, com recurso a aparelhagem sonora, rezou o terço, com as necessárias preces à Senhora Mãe.

Uma vez chegado à praia, o andor foi descido da viatura junto dos limites da avenida, para uma simbólica “Bênção ao Mar”. Daí, foi levado em ombros até à capela, onde ficou exposto no exterior.

Pelas 11h00, foi celebrada, no alpendre da Capela, a Missa Solene em Honra de Nª. Senhora da Nazaré. Em formato campal, foi possível assistir à cerimónia nas cadeiras colocadas no exterior, distanciadas adequadamente para evitar ajuntamentos.

Estava reservada para o final uma surpresa, com a atuação do cantor lírico Sérgio Sousa Martins, que interpretou alguns temas em homenagem à padroeira. “Ave Maria”, “You Raise me Up”, “Aleluia (Hallelujah)” e “Con te partirò” foram algumas das composições interpretadas pelo cantor, que emocionaram os presentes.

Todo o evento, desde a procissão motorizada até à eucaristia, foi transmitido em direto nas Redes Sociais da Paróquia de Cortegaça, podendo ser acompanhado, visualizado e partilhado no mundo. Tal só foi possível graças a uma equipa de profissionais de uma empresa de Ovar, com recurso a tecnologia e equipamentos de ponta, que permitiram a transmissão sem fios, à distância, a qual tornou possível o acompanhamento online de todos os momentos da celebração. O vídeo, à data desta publicação, conta com mais de 7.000 visualizações.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST