Taça de Aveiro: CCR Válega remonta o dérbi e alcança a primeira vitória da época
Escrito por AVfm em 08/12/2021
Na época que marca o regresso da Taça de Aveiro, a competição que junta todas as divisões distritais já alinha com os emblemas do Campeonato SABSEG. A quarta eliminatória trouxe as 32 melhores equipas da competição e, contando com os 24 clubes da elite em campo, chegou finalmente a vez dos clubes do concelho de Ovar mostrarem créditos.
O sorteio, que ditara dérbi do concelho, colocou frente a frente as formações de ARC S. Vicente Pereira e CCR Válega. No Estádio Dr. Oliveira Santos, sorriram os valeguenses, que triunfaram por 2-1 fruto de uma remontada épica, na segunda parte.
Quem também jogou contra um adversário do SABSEG foi o SC Esmoriz. Na estreia de João Gomes como técnico oficial (depois de já ter assumido como interino), os Guerreiros da Barrinha vacilaram na primeira parte e, embora tenham reagido posteriormente, não foram além de uma derrota por 4-2 contra o Alba, fechando assim uma curta participação na Taça.
Num feriado de futebol que contou com muitos golos e partidas excitantes, os destaques evidentes vão para os tomba-gigantes Juveforce e Sanjoanense B, que venceram – ambos por 1-0 – clubes da elite, nomeadamente o Avanca e Cucujães.
Para completar a quarta ronda, fica apenas a faltar o duelo entre Ovarense e Relâmpago Nogueirense. O jogo também estava agendado para a tarde de feriado, no Marques da Silva, mas um surto de COVID-19 no seio do plantel alvinegro impediu a realização do encontro.
VÁLEGA É (FINALMENTE) FELIZ
Duas equipas à procura dos bons momentos e com vontade de sobressaírem no dérbi do concelho. Era assim que podia ser apresentado o duelo entre S. Vicente Pereira e Válega a contar para a 4ª eliminatória da Taça de Aveiro. Na teoria, os Corvos até podiam recolher o favoritismo mas, na verdade, os valeguenses apresentaram-se em bom plano no Estádio Dr. Oliveira Santos e conseguiram mesmo a primeira vitória da época.
Depois de uma primeira parte onde deixaram sinal positivo e partiram para o descanso com 0-0 no marcador, os comandados de Cláudio Maciel até se viram a perder (como tem acontecido já algumas vezes) no começo da etapa complementar. Óscar Gomes, de cabeça, dava aparente tranquilidade ao conjunto de Marco Abreu, abrindo o ativo aos 47′.
No entanto, o Válega nunca baixou os braços e a reação foi positiva. Diogo Maurício empataria o encontro pouco depois, aos 59′; e Fábio Pacheco completaria a remontada épica aos 79′, oferecendo o carimbo da primeira vitória da época e o passaporte para os oitavos de final da Taça ao emblema do Sargaçal.
O golo de Fábio Pacheco, em particular, traz consigo diversas curiosidades. É que, para além de se afirmar cada vez mais como o melhor marcador do Válega na temporada 21/22, o dianteiro de 29 anos garante a primeira vitória da época para a sua equipa em casa… do seu antigo emblema. Ironias à parte, o jogador seria mesmo considerado o MVP Rádio AVfm do jogo.
O Válega avança para a próxima eliminatória e ganha um fôlego extra para lutar pela primeira vitória no Campeonato SABSEG. Por seu turno, o S. Vicente Pereira continua sem vencer desde o triunfo sobre a Florgrade, a 7 de Novembro.
No próximo domingo, ambos os clubes regressam ao ativo. O S. Vicente Pereira recebe o Paços de Brandão na ânsia de melhorar as suas contas na Zona Norte do SABSEG; já o Válega joga também em casa, perante o Águeda, e procura somar pontos para melhor o score registado na Zona Sul.
ESMORIZ DÁ 45 MINUTOS DE AVANÇO E ESTÁ FORA DA TAÇA
Em estreia como técnico oficial do SC Esmoriz, João Gomes não foi apadrinhado com a vitória que certamente idealizou. Na eliminatória de Taça perante o SC Alba, em Albergaria-a-Velha, os Guerreiros da Barrinha tiveram um arranque de jogo completamente ao lado do expectável e nem a segunda parte de melhor nível serviu para compensar a hecatombe dos primeiros 45 minutos.
Ao intervalo, o Esmoriz perdia já por 4-0, com os golos a ficarem a cargo de Guga (10′ e 31′), Ludovico (25′) e Marcelo Santos (42′). Um resultado muito pesado, num período do encontro dos esmorizenses que foi caracterizado por João Gomes, no pós-jogo e à Rádio AVfm, como «roçando o ridículo.»
No segundo tempo, também fruto das alterações efetuadas, o Esmoriz subiu de nível e compôs o marcador, evitando os contornos de goleada. André Pinhal deu sinal de que, apesar da crise coletiva, continua de pé quente, bisando aos 67′ e 90’+2, chegando aos 8 golos oficiais da temporada e escalando para ser cada vez mais o artilheiro-mor da equipa.
Fora da Taça, o Esmoriz vira todas as suas baterias para a manutenção no Campeonato SABSEG. Segue-se uma (teoricamente) complicada viagem a Castelo de Paiva, onde os orientados de João Gomes procuram bater o pé ao 3º classificado da Zona Norte, o Paivense, que tem 25 pontos em 14 jogos.
OVARENSE ADIA JOGO DA TAÇA E DO CAMPEONATO
Um surto de COVID-19 vai impedir a Ovarense de treinar e jogar nos próximos dias. Ao que a Rádio AVfm conseguiu apurar, foram mais de cinco os elementos afetos aos plantel alvinegro a testar positivo para o novo coronavírus.
Em comunicado, a Ovarense anunciou o adiamento dos dois compromissos que se seguiam no seu calendário. Assim, a equipa ficará de fora não apenas do duelo da Taça que teria diante do Relâmpago Nogueirense, mas também do do próximo fim-de-semana, onde regressaria ao Campeonato SABSEG para enfrentar a Florgrade.
Recorde-se que esta já não é a primeira vez que, na presente temporada, a equipa se vê a contas com ausências devido à COVID-19. Já anteriormente, em semana de duelo contra o Canedo, os vareiros viram o seu jogo adiado pelos constrangimentos da pandemia.
[give_form id=”81006″]