Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Taça de Aveiro: Final teve mais Ovarense durante 45 minutos mas terminou com conquista Tigre; Alvinegros foram goleados em Aveiro e saíram da época pela porta pequena

Escrito por em 09/06/2025

Ninguém imaginava um desfecho destes para a temporada da Ovarense. Disputando a final da Taça de Aveiro com uma enchente de adeptos a apoiar a equipa no mítico Estádio Municipal de Aveiro, a Ovarense batia de frente contra um forte candidato, mas até dominou a primeira parte e mostrou mais créditos que o Espinho nessa etapa. O problema veio depois, com uma reviravolta até à goleada aplicada pela equipa espinhense. O resultado final de 1-4 faz com que a Ovarense saia de 2024/25 sem títulos e com o sentimento de que podia ter alcançado muito mais.

Depois de um percurso impressionante até chegar à final, a Ovarense jogava uma final e um jogo que podia ainda abrilhantar a sua temporada depois de perder o Campeonato SABSEG para a Florgrade. No entanto, do outro lado, o Espinho entrava na final com um objetivo e perfil semelhantes: à procura de de uma conquista importante para “salvar” a época.

Os de Ovar foram mesmo mais incisivos na primeira parte, mostrando argumentos não apenas para tomar a dianteira mas também para criar outras oportunidades que podiam ter sido decisivas para o desfecho do encontro.

Tika, que voltou a ser titular na Ovarense, foi mesmo o autor do único golo da etapa primeira. Aproveitando uma bola na grande área, o avançado rodou sobre si e aplicou pontapé certeiro, aos 19′. Com 1-0, a Ovarense soube ser mais equipa durante os 25 minutos seguintes.

O problema alvinegro surgiu mesmo após o intervalo. É que o Espinho reapareceu de cara lavada na etapa complementar e rapidamente igualou o marcador. Um azar enorme para Nuno Esgueirão, aos 52′, que fez um auto-golo e permitiu o 1-1 após um cruzamento dos Tigres na esquerda.

As alterações da Ovarense não tiveram o condão de alterar positivamente o rumo do encontro. Na verdade, e apesar de ter lançado armas do banco como Morgan ou Maurício (que entraram cedo, aos 59′), foi o Espinho que dominou completamente o encontro até final. A turma de Tiago Leite não só virou o resultado como chegou mesmo a um resultado em contornos de goleada para fechar a conquista da Taça e o apuramento para a Supertaça.

O inevitável Diogo Guerra confirmou a reviravolta aos 70′ e o que se seguiu foram só mais momentos para festejar para o Espinho. Adul Seidi (81′) e Ricardo Rodrigues (85′) colocaram o jogo em 1-4 e deram cor ao domínio da equipa de Tiago Leite.

No espaço de apenas um mês, em dois jogos entre Ovarense e Espinho, os Tigres não só venceram por duas vezes como alcançaram um score de 7-1 sobre os de Ovar. Quando perdeu por 0-3 no jogo de Campeonato SABSEG, a Ovarense acabou mesmo por despedir Ricardo Maia; agora, perdendo por 1-4 e fechando a época sem conquistar a Taça de Aveiro, novas mudanças de fundo – e já com olhos em 2025/26 – esperam-se no reino do Marques da Silva





AD Ovarense – Christian Castillo





SC Espinho – Tiago Leite



SC Espinho – Diogo Cunha

A Ovarense sai de 2024/25 sem troféus e com um sentimento de derrota. No entanto, há que salientar que não deixa de ser uma das épocas mais regulares – se não mesmo a mais regular – dos últimos anos para os alvinegros.

No total, a equipa alvinegra perdeu apenas 3 jogos em toda a época, conseguiu manter-se durante 8 meses totalmente invicta (entre Outubro e Maio) e com um registo vitorioso que fez sonhar todos os seus adeptos e simpatizantes.

Saiu de forma hornada da Taça de Portugal, fez um campeonato que roçou a subida de divisão e esteve na decisão da Taça de Aveiro. Tudo no “quase” e, por isso mesmo, abaixo da linha ténue que separa o triunfo do desaire.

Noutra época, com apenas mais alguns astros a alinharem-se a favor da Ovarense, tudo podia ter sido diferente. O que se espera por Ovar é que o trabalho de qualidade colocado em prática este ano se estenda também ao próximo e que, com perseverança, o rumo dos alvinegros possa ser bem mais glorioso a curto prazo.


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *