Taça de Portugal: Beira-Mar caiu em Cortegaça, Florgrade fez a festa da “prova rainha”
Escrito por AVfm em 11/09/2023
Tudo parecia alinhar-se para uma eliminação precoce na Taça de Portugal. A Florgrade jogava com 10 elementos contra o histórico Beira-Mar, mas os corticeiros foram mesmo capazes de superar a adversidade. No final, uma vitória de 3-1, uma passagem histórica e um (talvez) virar de página na época da equipa.
Em Cortegaça, a Florgrade disputava a sua primeira partida de sempre na Taça de Portugal. Ainda em busca da primeira vitória e do primeiro golo de sempre em provas nacionais, o conjunto às ordens de André Ribeiro tinha, no entanto, o Beira-Mar como adversário na primeira eliminatória.
Os corticeiros nunca se mostraram amedrontados por enfrentarem um histórico de Aveiro e estiveram por cima do encontro no primeiro quarto de hora. Contudo, aos 18′, uma expulsão para Fábio Vieira podia ter colocado tudo a perder.
A Florgrade foi obrigada a reorganizar-se e sentiu alguns calafrios ao longo da primeira parte. Ainda assim, coesa em termos defensivos, como tem sido hábito no Campeonato de Portugal, acabou por aguentar o ímpeto do seu adversário até à etapa complementar.
E foi aí que surgiram os golos. Para a Florgrade, foram 3… no espaço de pouco mais de 10 minutos. Entre os 57′ e os 69′, Ibra Koneh, Marco Soares (penálti) e Ben Koneh transformaram um cenário difícil num 3-0 de sonho para a Florgrade.
Atordoado, o Beira-Mar até acabou a partida a encostar os corticeiros às cordas, mas acabou por nunca ameaçar a liderança e consequente passagem do seu adversário. É verdade que até fez o 3-1 aos 83′, por intermédio de Luís Breda, mas acabou mesmo por ficar por aí.
Os aurinegros ainda foram a tempo de desperdiçar uma grande penalidade e viram a Florgrade aguentar uns longos 13 minutos de compensação. No fecho das contas, uma vitória justa e plena de coração da formação de Cortegaça, que finalmente deixa para trás a pressão e obrigação de marcar golos e conquistar resultados positivos.
Com uma primeira vitória, a Florgrade pode agora encarar o Campeonato de Portugal com mais otimismo e tentar desde já escalar alguns lugares na classificação. Com 1 ponto em 3 jogos disputados, os corticeiros iniciam agora a preparação do jogo contra o Oliveira do Douro (10.º, 3 pontos), que se realiza no próximo domingo, no Buçaquinho.
Já no que diz respeito à Taça de Portugal, a 2.ª eliminatória disputa-se a 24 de setembro e dita uma visita da Florgrade ao reduto do Paredes, um dos seus rivais na Série B do Campeonato de Portugal. O conjunto portuense eliminou o União de Lamas nos penáltis – 2-2 no tempo regulamentar – na manhã de sábado.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva