Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


Tesoura elétrica testada na Floresta de Ovar em ação de controlo de espécies invasoras

Escrito por em 03/02/2023

A Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) realizou, na última semana de janeiro, uma ação de controlo de espécies invasoras lenhosas num talhão do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, na freguesia de Maceda.

A novidade da intervenção foi a utilização de tesouras elétricas para o corte das invasoras, substituindo a “motorroçadora”.

Sarah Ferreira, técnica florestal da AFBV, começou por recordar que, há cerca de dois anos, a área intervencionada sofreu um corte de pinheiro-bravo adulto. A grande germinação de espécies invasoras, como o pinheiro-bravo e a acácia-das-espigas, estaria a colocar em causa o crescimento de pinheiros na sua fase jovem e a natural reposição do pinhal.

O novo equipamento permite realizar o corte do exemplar rente ao solo, evitando a rebentação futura da planta. A tesoura elétrica também dará melhor perceção ao operador da presença do pinheiro, além de lhe facilitar a tarefa quando comparado com o uso da tesoura tradicional, muito mais exigente a nível físico.

Rui Figueiras, da empresa fabricante Bahco, partilhou que este tipo de equipamento era originalmente utilizado na poda de árvores de fruto e que foi adaptado para o trabalho florestal, no âmbito de um projeto de inovação com a empresa Navigator Company. O representante da marca reforçou que este tipo de iniciativas é uma ótima oportunidade para testar o equipamento em diferentes contextos de trabalho e utilização.

Sarah Ferreira adiantou que a intervenção foi realizada por uma equipa de Sapadores Florestais da AFBV. A acompanhar os trabalhos estiveram elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Câmara Municipal de Ovar (CMO) e da empresa Bahco, que classificaram a ação como “um teste bem-sucedido de utilização da tesoura elétrica em ações de controlo de invasoras”.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *