Testes de despiste à Covid-19 novamente gratuitos a partir de hoje, como medida de combate à 5ª. vaga da pandemia
Escrito por AVfm em 19/11/2021
O Governo voltou a comparticipar, na totalidade, o custo dos testes rápidos de antigénio (TRAg) de despiste ao SARS-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia Covid-19.
Os mesmos já se realizam gratuitamente a partir de hoje, numa medida anunciada para manter em vigor até 31 de dezembro de 2021, podendo posteriormente ser ou não prorrogada.
A comparticipação, limitada ao máximo de quatro testes mensais por utente, é justificada pelo agravamento da situação epidemiológica, tornando-se necessário intensificar a realização de testes para deteção de novas infeções, contribuindo assim para o controlo da pandemia.
À semelhança do que já aconteceu anteriormente, os testes gratuitos deverão ser realizados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação, entidades devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde (ERS).
- Lista de farmácias que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados
- Lista de laboratórios que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados
O regresso da comparticipação visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de novos casos, prevenindo e mitigando o impacto do novo Coronavírus nos serviços de saúde e na população. Reduzir e controlar a transmissão do vírus, monitorizando de forma mais eficaz a evolução epidemiológica da Covid-19 são objetivos que o Governo espera alcançar.