Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

13:00 13:05

Atual

Noticiário

13:00 13:05


Torreira passa a dispor de um espaço cultural, moderno e multifuncional

Escrito por em 04/11/2022

A Câmara Municipal da Murtosa (CMM) inaugurou oficialmente a obra de reabilitação e ampliação da Assembleia Theatro da Torreira. O ato público decorreu no passado dia 30 de outubro, no âmbito do 96º aniversário da emancipação do concelho da Murtosa e da criação da freguesia da Torreira.

A placa evocativa da inauguração foi simbolicamente descerrada pelo presidente da autarquia, Joaquim Baptista, e pela presidente da Junta de Freguesia da Torreira, Márcia Vigário, depois de ambos terem discursado na abertura da cerimónia.

A profunda intervenção representou um investimento municipal superior a 660.000 €uros.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto local Paulo Valente, tendo-se verificado o respeito pela identidade arquitetónica exterior do imóvel histórico, enquanto o interior foi modernizado e capacitado para uma maior polivalência funcional. A obra quis restituir o edifício à comunidade com condições que o tornam um importante pólo cultural e social da freguesia e de todo o município.

Para materializar a obra, a Câmara Municipal da Murtosa assumiu a gestão do edifício, tendo celebrado um protocolo/contrato de comodato com a Junta de Freguesia da Torreira, entidade proprietária do imóvel. O edifício é um dos mais emblemáticos do centro urbano da freguesia, ocupando também um espaço muito relevante na memória coletiva da população.

Com a reabertura ao público, a Assembleia Theatro irá integrar a rede de espaços culturais do concelho, permitindo que a freguesia da Torreira passe a dispor de uma sala moderna e funcional para acolher eventos culturais, conferências, sessões institucionais, atividades formativas, entre outros.

A cerimónia de inauguração contou ainda com a atuação musical da dupla “Rafa e Lohaine”, a distinção dos alunos de mérito da Escola Básica da localidade e ainda a homenagem aos canoístas da Associação Náutica da Torreira que se sagraram Campeões da Taça de Portugal de Tripulações de K4 e Vice-Campeões Nacionais do Campeonato Nacional de pista de K4 – 500m.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *