UFO promoveu debate sobre a Parentalidade Positiva no Desporto, o primeiro do ciclo “O Exemplo é Contagioso”
Escrito por AVfm em 28/04/2023
No passado dia 21 de abril, a União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) promoveu a primeira sessão do ciclo “O Exemplo é Contagioso”, dedicada ao tema “A Parentalidade Positiva no Desporto“.
A conversa teve lugar no Auditório do Centro Cívico de Arada, pelas 21h00.
A sessão foi iniciada por Juliana Carvalho, membro do executivo da UFO, que começou por partilhar que faz parte do seu trabalho perceber as necessidades dos cidadãos e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e emocional, surgindo assim, este tipo de iniciativas que contribuem para momentos de partilha, conhecimento e reflexão.
Juliana Carvalho | União das Freguesias de Ovar
Na qualidade de mãe de um atleta, alertou que o envolvimento dos pais nas atividades desportivas deve ser construtivo, apoiando o desenvolvimento social, físico, pessoal e emocional do jovem ou criança, não caindo no erro de exercer pressão excessiva para a obtenção de resultados. Essas metas e a competitividade tóxica impostas pelos adultos podem contribuir para situações de pouca autoestima, motivação e/ou frustração do jovem, prejudicando o seu desempenho.
Juliana Carvalho afirma que um comportamento positivo por parte dos familiares, pode ajudar a criança ou jovem a sentir-se bem com o seu percurso desportivo, transmitindo os valores de resiliência e cooperação, assim como a importância da dedicação e do trabalho em equipa.
Como responsáveis e figuras de referência, os pais – seres humanos que cometem erros, devem ter consciência e perceber que as suas atitudes e comportamentos afetam a maneira como os mais novos veem, interagem e se sentem no mundo, sendo importante respeitar emoções, gostos, vontades e a autonomia.
Seguiram-se as intervenções das moderadoras Daniela Cunha e Sara Lopes que juntas formam uma equipa que tem trabalhado sobre a Programação Neurolinguística, Comunicação Positiva e o Desenvolvimento Emocional.
Daniela Cunha | Moderadora
Daniela Cunha, membro da Associação de Pais da Escola do Outeiral, afirmou que, partindo do princípio que todos os pais querem proteger os seus filhos, às vezes os mesmos se questionam se realmente o estão a fazer, uma dúvida que assombra sempre os cuidadores.
Com as relações saudáveis a assentarem numa boa comunicação, Daniela alertou que é necessária uma abertura do adulto para ouvir, respeitar e perceber as emoções e vontades dos mais novos, assim como uma “escuta ativa” para ler, além do discurso, a linguagem corporal, com muitos sinais a poderem indicar desconforto, tristeza e desinteresse.
Sara Lopes | Moderadora
A terceira intervenção foi de Sara Lopes que procedeu a uma apresentação sobre Programação Neurolinguística e Desenvolvimento Emocional. Começou por comentar que cada vez mais há interesse neste assunto e sensibilizar, não só os jovens, mas os cuidadores para uma boa gestão de espectativas, tando dos mais novos enquanto filhos e atletas como dos próprios pais, enquanto torcedores e treinadores.
A apresentação consistiu na apresentação de dicas e estratégias para os mais velhos se tornarem o melhor exemplo para os filhos.
Debate “A Parentalidade Positiva no Desporto”
Após as intervenções, seguiu-se o debate, moderado por Daniela Cunha e Sara Lopes, com a participação de representantes dos clubes desportivos pertencentes ao território da União das Freguesias de Ovar.
O momento foi marcado pela partilha de opiniões e testemunhos sobre a temática, assim como a participação do público presente.
A Rádio AVfm marcou presença na primeira sessão do novo ciclo de conversas da UFO, tenho registado as intervenções e o debate, que podem ser ouvidos ao clicar nos respetivos players e instantâneos do momento, disponíveis na seguinte galeria:
[give_form id=”81006″]