ULS EDV é Centro de Excelência pela IFSO na área da cirurgia bariátrica e luta contra a obesidade
Escrito por AVfm em 02/06/2025
A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULS EDV) conquistou uma distinção, inédita em Portugal, que reconhece o trabalho desenvolvido pelo Centro de Responsabilidade Integrado de Tratamento Cirúrgico de Obesidade e Doenças Metabólicas (CRITCODM).
A certificação “Centro de Excelência” foi atribuída pela International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO).
A candidatura para o reconhecimento de Centro de Excelência foi um passo estratégico para a afirmação internacional na área da cirurgia bariátrica e metabólica.
A certificação, atribuída pela mais prestigiada organização mundial deste setor, atesta o cumprimento rigoroso dos mais elevados padrões internacionais de qualidade, segurança e eficácia no tratamento cirúrgico da obesidade.
A segurança cirúrgica, a eficácia terapêutica, a formação da equipa multidisciplinar e a monitorização de resultados clínicos a longo prazo, foram indicadores avaliados rigorosamente.
A distinção de Centro de Excelência, permite, à ULS Ente Douro e Vouga, a colaboração com outras instituições similares, integrar redes internacionais de investigação, participar em ensaios clínicos multicêntricos e acolher programas formativos para profissionais de todo o mundo.
Esta certificação posiciona a ULS Entre Douro e Vouga como uma referência de qualidade e inovação em cirurgia bariátrica, fortalecendo a sua missão de responder eficazmente aos desafios da obesidade, uma das principais ameaças à saúde pública da atualidade.

A unidade hospitalar, sedeada em Santa Maria da Feira, torna-se assim a primeira Entidade de saúde no país a receber este selo de excelência, e distinguida como referência europeia nesta área altamente especializada.
O Diretor do CRITCODM da ULS da Feira, Dr. Mário Nora, explica que a distinção “é fruto de um trabalho contínuo, baseado na dedicação de uma equipa multidisciplinar comprometida com os melhores resultados clínicos e humanos para os nossos doentes”. A equipa integra cirurgiões, endocrinologistas, psiquiatras, anestesiologistas, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais de saúde.
O modelo de acompanhamento integrado e centrado no doente tem permitido resultados clínicos de excelência, com elevado grau de satisfação por parte dos utentes e profissionais, e impacto positivo na saúde pública da região.