Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Horóscopos

11:10 11:15

Atual

Horóscopos

11:10 11:15


“Um rio, muitos moinhos” é o nome sugestivo do novo percurso de corrida e caminhada Oliveirense

Escrito por em 16/12/2021

“Um rio, muitos moinhos” é o novo percurso de corrida e caminhada, recentemente inaugurado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. O concelho, atravessado pelo Rio Antuã, tem esta nova oferta, que se estende ao longo das margens, destinada a toda a comunidade e aos atletas de competição da vertente Trail Running.

Os percursos têm início no Parque Temático Molinológico, na Freguesia de Ul, trazendo à memória o passado do Município Oliveirense, no que toca à sua ligação com a indústria transformadora dos cereais, bem assinalada pela existência de moinhos de água. Além de Ul, os percursos atravessam as freguesias de Loureiro e de Pinheiro da Bemposta.

O itinerário oferece dois percursos de utilização diurna e noturna. Um estende-se por cerca de 18 quilómetros e está classificado com o grau de exigência difícil. O outro, com 13 quilómetros, é de exigência média.

Segundo Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, esta iniciativa é mais uma oferta à comunidade e visitantes que gostem de caminhar e praticar desporto na Natureza, traduzida num “trajeto que permite perceber a beleza de alguns lugares e a riqueza do nosso património molinológico”.

Um dos objetivos é que Oliveira de Azeméis seja uma “referência nacional em termos de percursos pedestres incluindo este percurso na rede nacional de Centro de Treinos de Trail Running”, potenciando o território para a prática de desporto no meio da Natureza.

Parte do novo percurso já receberá, a 26 de março de 2022, a competição “Backyard Ultra de Azeméis”, uma prova de competição que testa a resistência física e psicológica dos participantes.

“Um rio, muitos moinhos” é a segunda fase de um projeto abrangente, que se iniciou com o percurso “Trilhos do Comandante”, envolvendo a criação de uma rede concelhia de percursos pedestres e cicláveis. A intenção será estabelecer uma ligação entre os dois extremos do concelho, unindo os lugares de Currais, em Carregosa, a Covais, em Pinheiro da Bemposta.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *