Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Uma noite para não mais esquecer: Ovarense Basquetebol está nas meias-finais da Liga Betclic

Escrito por em 16/05/2023

Uma noite para não mais esquecer. Com centenas de adeptos presentes em Oliveira de Azeméis, a Ovarense destronou a Oliveirense de um provável lugar nas meias-finais e bateu o seu eterno rival para carimbar a passagem para a próxima fase dos playoffs da Liga Betclic.

Depois da derrota no jogo 1 e o adiar das contas para o jogo 3 graças a um triunfo no sábado passado, só a vitória interessava ao conjunto alvinegro no regresso ao Pavilhão Dr. Salvador Machado. O duelo com a Oliveirense foi mais uma vez intenso, com defesas superiores aos ataques, mas com uma Ovarense a sorrir no fim – um ponto de diferença apenas, uma vitória de 57-58, fez toda a diferença na passagem vareira às meias.

A Ovarense que, de resto, entrou acutilante na partida. O primeiro quarto foi dominado pelos comandados de João Tiago Silva, que venceram por 12-21. Na resposta, a Oliveirense subiu o nível, mas contou sempre com a enorme coesão defensiva do seu adversário.

Embora até tenha vencido nos três períodos seguintes, os locais nunca alcançaram a marca dos 20 pontos em nenhum dos quartos. Ao intervalo, fruto de um 15-13 no segundo período, a Ovarense seguia na dianteira (27-34). Na segunda parte, a recuperação da Oliveirense continuou, mais uma vez e apenas, a conta gotas.

Com 11-8 no terceiro quarto, o conjunto às ordens de João Figueiredo abordou os 10 minutos finais a 4 pontos da Ovarense. O último quarto foi, portanto, de parada e resposta, um fim de duelo medido com pinças pelos treinadores e onde ambos as equipas tiveram possibilidades de vitória.

A 13 segundos do fecho, com 57-57, a Ovarense dispunha de posse de bola. Coube a Render Woods a responsabilidade de furar até ao cesto, mas o norte-americano, embora até tenha lançado, não foi bem sucedido na sua penetração. A Oliveirense parecia ter o ressalto a seu favor, mas determinado em não desistir do lance, Brandon Peel foi audaz para ganhar a bola e lançar sofrendo a falta.

Com 0,1 segundos no cronómetro, o camisola 22 não tremeu e ainda teve a destreza de espírito de gerir os seus lançamentos. Concretizou o primeiro para deixar a Ovarense a vencer por 57-58 e falhou propositadamente o segundo para que o décimo de sobra se esfumasse sem que a Oliveirense pudesse dispor de uma reposição.

A festa em Oliveira de Azeméis pintou-se de preto e branco. Para muitos um sonho, mas um que foi conquistado com muito trabalho e qualidade da equipa. É verdade, no ano em que regressa aos playoffs, a Ovarense não se queda pelos quartos e, agora, terá pela frente o Benfica no confronto das meias-finais.

Com 16 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos ganhos, Isaiah Johnson teve dos melhores registos individuais da Ovarense em campo. Jordan Robertson (13 pontos, 5 ressaltos, 1 assistência), Brandon Peel (7 pontos, 8 ressaltos, 1 assistência) e Render Woods (7 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências) foram outros dos grandes obreiros do feito vareiro.

Tal como nos quartos-de-final, a Ovarense não terá do seu lado o fator casa em caso de decisão num último jogo. No entanto, pelo menos na Arena de Ovar, serão muitos os crentes que puxarão pela equipa na conquista de mais história.

Entre as quatro melhores equipas do basquetebol português, nada é impossível. Agiganta-te, Ovarense!

UD Oliveirense – João Figueiredo
Ovarense GAVEX – João Tiago Silva

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *