USF João Semana seleciona utentes para estudo Epi-Asthma sobre a Asma em Portugal
Escrito por AVfm em 29/03/2023
A Unidade de Saúde Familiar João Semana irá participar no estudo nacional Epi-Asthma, que permite conhecer a realidade da Asma em Portugal, determinando a prevalência da doença e a caracterização do perfil do doente asmático.
Para a realização deste estudo, que pretende responder a perguntas como “Afinal quantas pessoas em Portugal têm asma?” e “Quantas estão com a doença controlada?”, serão contactados utentes com e sem asma, selecionados pelo centro de saúde. A participação dos utentes é voluntária, sendo fundamental para o conhecimento da doença crónica respiratória mais comum em Portugal.
Estima-se que, a nível nacional, a Asma afete cerca de 700 000 pessoas, contudo, outros dados relativos à prevalência da doença por género, idade ou regiões são inconsistentes, assim como dados sobre a caracterização da população asmática, em termos de controlo e tratamento, também são escassos.
A Etapa 0 é o convite para participar no Epi-Asthma, seguindo-se a Fase 2 com a realização de entrevistas telefónicas, com o possível telefonema a ser realizado através de número fixo, móvel ou anónimo. Na fase seguinte do processo, os participantes são convidados a realizar exames e testes gratuitos, numa unidade móvel junto à sua unidade de saúde, para confirmar o diagnóstico. Na Etapa 4, após cerca de três meses, será feita uma nova chamada para seguimento.
Na possibilidade de surgirem algumas dúvidas, o Dr. Eurico Silva, Médico de Família na USF João Semana, adianta alguns esclarecimentos:
- Um familiar que também tem asma/outra doença respiratória/sintomas respiratórios também pode participar?
Resposta: Não é possível a inclusão no estudo de pessoas utentes que não foram selecionadas previamente, de forma aleatoriamente da lista completa de utentes da unidade. Poderá dar-se o caso de o familiar ser incluído (por coincidência), mas não pode ser incluído a pedido.
- Este estudo é pago ou é para vender alguma coisa?
Resposta: Este estudo não tem qualquer custo para o utente, nem são vendidos quaisquer tipos de produtos ou serviços.
- Quando vão contactar para a entrevista telefónica?
Resposta: Caso diga que sim, entre 1 e, no máximo, 3 semanas a entrevista telefónica será realizada. As chamadas serão efetuadas entre as 8 e as 20h preferencialmente nos dias de semana, mas não se preocupe no caso não poder responder no momento que é contactado, será feita mais de uma tentativa em diferentes horários e a entrevista pode ser reagendada de acordo com a sua disponibilidade. Não retribua a chamada, aguarde ser contactado novamente.
- Quando será a avaliação clínica?
Resposta: A avaliação clínica será realizada 1-3 semanas após entrevista telefónica, em data e horário a combinar na entrevista telefónica e a sua disponibilidade será tida em conta.
- Serei pago pelas deslocações?
Resposta: No local, pode requerer o reembolso das despesas relacionadas com transporte e estacionamento. Este reembolso será fornecido em formato de cartão presente.
Importante salientar que a recusa de participar no estudo não terá qualquer interferência nos cuidados de saúde que recebe atualmente.
[give_form id=”81006″]