Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Vacinação vai começar na quinta-feira. Recebeu a sua SMS?

Escrito por em 16/02/2021

Arranca esta semana, no Concelho de Ovar, a primeira fase da vacinação contra a Covid-19, dirigida a cidadãos comuns com 80 ou mais anos, bem como a utentes com idade igual ou superior a 50 anos que padeçam de determinadas patologias. A administração das vacinas iniciar-se-á na próxima quinta-feira, dia 18 de fevereiro.

O processo de vacinação, devido à logística associada, será concentrado num único espaço, com capacidade para receber um grande número de pessoas. Para além da necessidade de garantir toda a segurança do local, é importante que o mesmo tenha boas condições sanitárias e espaço disponível, pois cada cidadão vacinado terá que aguardar no local durante 30 minutos após a toma da vacina, para despiste de alguma possível reação.

Assim, foi escolhida para o efeito a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Maceda, espaço moderno e espaçoso que tem sido mantido encerrado pelo ACeS Baixo Vouga. Para aí, serão destacadas equipas formadas por profissionais de saúde pertencentes a todas as unidades funcionais do Concelho. As previsões apontam para cerca de 6.000 pessoas a vacinar nesta fase, onde serão usados fármacos da Pfizer e da AstraZeneca.

Entre as patologias que garantem o acesso à vacina de pessoas com 50 anos ou mais de idade, encontram-se:

  • insuficiência cardíaca,
  • doença coronária,
  • insuficiência renal (taxa de filtração glomerular <60ml/min,
  • doença pulmonar obstrutiva crónica,
  • doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração.

Os doentes com as comorbilidades referidas, que não tenham registo informático clínico no Serviço Nacional de Saúde, deverão solicitar aos seus médicos assistentes uma declaração que valide os diagnósticos, manifestando-se assim como elegíveis para poderem também ser convocados para a administração da vacina.

A população identificada para fazer parte desta fase da vacinação, receberá uma mensagem (sms) no telemóvel. Uma vez que a vacina não é obrigatória, apesar de recomendada na luta contra o SARS-CoV-2, caso pretenda ser vacinado, o utente deverá responder com uma mensagem de confirmação, na qual deve constar SNS.NÚMERO DE UTENTE.SIM, com todos os carateres em maiúsculas e sem qualquer espaço.

As mensagens de resposta serão úteis para agilizar os procedimentos centrais de marcação das vacinas. Apesar disso, para evitar falhas, todos os utentes elegíveis, tenham ou não recebido sms e tenham ou não respondido à mesma, serão contatados telefonicamente por um administrativo, com o intuito de confirmar a aceitação da toma da vacina.

É da maior importância ter a certeza de que os seus contatos telefónicos se encontram atualizados nos registos informáticos da sua unidade de saúde. Em caso de dúvida, deverá proceder à atualização dos mesmos o mais rapidamente possível, preferencialmente através do envio de um email com as informações necessárias para a mesma.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores
  1. Fátima Mendes   Em   16/02/2021 em 12:37

    Tenho 4 idosos , que na simulação estão inscritos nesta fase, mas até ao momento não fui contactada. Estando os 4 no mesmo agregado familiar e um deles acamado não seria mais cómodo para todos a vacina dos 4 no domicilio?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *