Vai ficar em casa com filhos menores? Não precisa de baixa, apenas de um formulário…

Por em 15/03/2020

A pandemia que o Coronavírus instalou no mundo está a provocar profundas alterações na nossa sociedade, fruto da reação das Autoridades ao fenómeno que constitui uma verdadeira ameaça a todos e a cada um de nós.

Uma das medidas que vai ter grande impato nos próximos quinze dias, já a partir de amanhã, é o encerramento, anunciado pelo Governo, dos Estabelecimentos de Ensino; sejam eles Creches, Jardins de Infância ou Escolas.

Será de grande importância ter presente em todos os momentos que as Escolas não fecharam para férias. Encerraram para proteger as pessoas de uma pandemia. Não vão estar a funcionar para que os seus alunos estejam de quarentena. Em casa.

Até aos doze anos de idade, está prevista a possibilidade de um dos progenitores ficar a dar acompanhamento, caso trabalhe, com falta justificada e pagamento direto de 66% do seu vencimento.

Para muitas pessoas paira ainda no ar a dúvida sobre como deve ser justificada essa falta. Muitos acham erradamente que deverão ir aos seus médicos pedir baixa… Errado, pois os pais que vão ficar a tomar conta dos filhos não estão doentes. Vão, isso sim, desempenhar um importantíssimo papel no apoio familiar e como tal, na comunidade.

Informamos, pois, que a justificação é feita à entidade patronal pelo próprio funcionário, podendo até ser entregue de forma eletrónica. Para tal, basta obter o formulário GF-88-DGSS no site da Segurança Social, preenchê-lo e proceder ao seu envio.

Evitem, por favor, numa fase tão delicada para todos os profissionais de saúde, fazê-los perder tempo com assuntos que nem sequer lhes dizem respeito…


Foto: Direitos Reservados
Texto: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

Rádio global de âmbito local

A passar agora
TITLE
ARTIST