Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:05

Atual

Noticiário

16:00 16:05


“Vida e Obra” de Manuel Ramos Costa pode ser revisitada no Museu de Ovar até 31 de agosto

Escrito por em 15/08/2024

Até 31 de agosto pode ser visitada, no Museu de Ovar, a exposição que homenageia o falecido poeta e dramaturgo vareiro. De terça-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, os visitantes podem apreciar obras, prémios, fotografias e objetos pessoais de Ramos Costa.

Nascido em 1956, o conhecido encenador viria a falecer de forma inesperada a 11 de dezembro de 2023, com 67 anos de idade. Desde então, iniciativas que pretendem perpetuar a excelência da sua carreira têm acontecido um pouco por todo o País.

Na sua terra natal, a 25 de julho, Dia do Município, a Câmara Municipal de Ovar (CMO) atribui-lhe a título póstumo a Medalha de Mérito Municipal Ouro; galardão que se juntaria nesse mesmo dia a outros, na inauguração da exposição. Acolhida pelo Museu de Ovar, a mostra tem curadoria da Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar (CONTACTO), onde a saudosa figura foi elemento fundador e um dos principais pilares do seu percurso.

Estando disponível até ao último dia deste mês de agosto, “Vida e Obra” conta com a apresentação de pinturas, poesias, maquetes, desenhos e outras formas de expressão artística, idealizadas e produzidas pelo multifacetado Manuel. Por lá também é possível relembrar algumas das suas mais emblemáticas peças de teatro, que subiram a palco entre 1983 e 2022.

Ligado desde os primeiros momentos à Rádio AVfm, como fundador e animador, o nosso “Manel” fazia ainda parte dos Órgãos Sociais da Cooperativa à data da sua partida. Foi na CONTACTO que se tornou uma das grandes figuras do Teatro, extravasando com a sua mestria e inconfundível forma de estar o âmbito local e regional enquanto, com particular entusiasmo, captava público para o Teatro e seduzia amadores, que formava, para subir a palco.


Relacionado:


O gosto por inúmeras vertentes artísticas, a par de um jeito singular de comunicar foram exemplarmente demonstrados, ao longo da sua vida, através da participação em inúmeros eventos culturais, como a Viagem Medieval em Terras de Sta. Maria e o Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), entre muitos outros.

Esta exposição é, assim, um hino às Artes e ao Artista que foi Manuel António da Silva Costa, acarinhado em vida como Manuel Ramos Costa e merecedor da letra “A” maiúscula!
Não deixem de a visitar…

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Davi arcanjo

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *