Voleibol de Praia: Beatriz Pinheiro foi rainha nas areias do Porto
Escrito por AVfm em 25/07/2024
A 5.ª e antepenúltima etapa do Circuito Lipton, o Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, decorreu na Praia Internacional do Porto. A vareira Beatriz Pinheiro, juntamente com Inês Castro, bateu toda a concorrência no quadro feminino, ficando mais uma vez com o lugar mais alto do pódio e logo de forma invicta.
Foi a segunda vitória para a dupla em 5 etapas de circuito (4 no feminino), a segunda consecutiva. Depois de terem triunfado em Lisboa, no fim-de-semana transato, a dupla Pinheiro/Castro voltou a encontrar Daniela Loureiro e Raquel Lacerda na final do Porto. Desta feita, uma lesão do lado das adversárias acabou por terminar o jogo de forma precoce e dar o título às campeãs nacionais em título.
Em 4 etapas femininas já disputadas – Freixo de Espada à Cinta, Barcelos, Lisboa e Porto -, Beatriz Pinheiro e Inês Castro somam já dois triunfos (Lisboa e Porto) e um segundo lugar (Freixo de Espada à Cinta).
A dupla partia como segunda colocada no ranking nacional para a etapa do Porto e, mesmo tendo arrecadado mais pontos que as adversárias diretas, Loureiro/Lacerda, continua no segundo posto da classificação. O acesso à final está, no entanto, garantido, final essa que se disputa em Esmoriz, na 7.ª etapa.
Para já, a Beatriz Pinheiro/Inês Castro reunem baterias para a disputa da penúltima ronda antes da final do CNVP. No próximo fim-de-semana, a Praia da Rocha, em Portimão, receberá as melhores duplas de voleibol de praia na vertente masculina e feminina. O cenário será, portanto, o mesmo do do título da época passada.
Em femininos, no verão de 2023, Beatriz e Inês revalidaram o título depois de se superiorizarem (2-1, 21-14, 20-22 e 15-7) a Maria Valério e Maria Tavares. A dupla tem sido recorrentemente uma das mais fortes do circuito nos últimos anos.
Tal como acontece no masculino com João Pedrosa/Hugo Campos, Pinheiro/Castro são apoiadas pela Federação Portuguesa de Voleibol, dedicando-se ao voleibol de praia durante todo o ano. A aposta tem dado frutos, com vários títulos nacionais para a dupla e presenças relevantes em provas internacionais.
Natural de Esmoriz e com percurso nos escalões jovens do Esmoriz Ginásio Clube, Beatriz Pinheiro é uma atleta de 24 anos. Até 2019, dividia a sua atividade entre voleibol indoor, onde jogava no PV/Colégio Efanor, e o voleibol de praia. Desde então que é profissional na vertente de praia, juntamente com Inês Castro (25 anos), que também jogava no Colégio Efanor até decidir dedicar-se exclusivamente ao voleibol de praia.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva