Voleibol de Praia: Beatriz Pinheiro/Inês Castro revalidam título nacional em Esmoriz; João Pedrosa/Hugo Campos também foram tricampeões na Barrinha
Escrito por AVfm em 12/08/2024
Terminou ontem, em apoteose, o circuito nacional de Voleibol de Praia. Em Esmoriz, cenário montado para a etapa final, a consagração dos favoritos. No quadro feminino, a vareira Beatriz Pinheiro e Inês Castro sagraram-se tricampeões; já no masculino, também com o tricampeonato arrecadado, João Pedrosa e Hugo Campos bateram a concorrência.
Foram 3 dias de muita afluência ao estádio montado na praia de Esmoriz. O terceiro (domingo) e último dia da prova trouxe as finais e a festa do título. No fecho de 7 etapas espalhadas por Portugal, os favoritos sobressaíram, embora com dificuldades diferentes.
No quadro feminino, a final opôs as detentoras do título, Beatriz Pinheiro/Inês Castro às antigas campeãs, Juliana Antunes e Tânia Oliveira. O duelo do título foi extremamente equilibrado, com a dupla apoiada pela Federação a revalidar o campeonato após um 2-0 (21-17; 28-26).
Natural de Esmoriz e com percurso nos escalões jovens do Esmoriz Ginásio Clube, Beatriz Pinheiro é uma atleta de 24 anos. Até 2019, dividia a sua atividade entre voleibol indoor, onde jogava no PV/Colégio Efanor, e o voleibol de praia. Desde então que é profissional na vertente de praia, juntamente com Inês Castro (25 anos), que também jogava no Colégio Efanor até decidir dedicar-se exclusivamente ao voleibol de praia. Ambas somam assim o terceiro campeonato nacional consecutivo.
Já na vertente masculina, embora o ranking não o afirmasse (já que estiveram ausentes de outras etapas do circuito), os favoritos João Pedrosa e Hugo Campos também passaram pela concorrência e até com alguma folga. Na final, bateram os irmãos Sousa, Gonçalo e Tomás, por 2-0 (21-7; 21-19), celebrando o tricampeonato.
O pódio final do quadro feminino ficou, sendo assim, composto por Beatriz Pinheiro/Inês Castro (1.º lugar), Juliana Antunes/Tânia Oliveira (2.º lugar) e Maria Valério/Maria Tavares (3.º lugar). Nos masculinos, João Pedrosa/Hugo Campos (1.º lugar), Gonçalo Sousa/Tomás Sousa (2.º lugar) e Francisco Pombeiro/Rafael Santos (3.º lugar) fecharam as contas.
Para além das finais de seniores, o fim-de-semana em Esmoriz trouxe também a conclusão dos circuitos jovens. Nas areias esmorizenses consagraram-se ainda os campeões de sub-14, sub-16 e sub-18 no masculino e feminino.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva