Voleibol Feminino: Esmoriz GC, as Campeãs Nacionais invictas
Escrito por AVfm em 17/04/2023
Tornou-se, ao longo da época, cada vez mais expectável e foi a uma jornada do fim do Campeonato Nacional da II Divisão que finalmente se confirmou. O Esmoriz GC é Campeão Nacional invicto e festejou, em sua casa, um regresso à Liga LIDL (I Divisão) após 20 anos de ausência.
Numa jornada dupla decisiva, a equipa às ordens de Vítor Pinto não tremeu diante dos seus principais rivais na luta pela subida. No sábado, venceu o CD Fiães por 3-0 (25-22; 25-23; 25-19) e, com apenas um ponto a separa-la do título, foi ainda capaz de suplantar o Dumiense FC no domingo, 3-1 (25-10; 22-25; 25-21; 25-18).
Ao longo de 31 jogos já decorridos, o Esmoriz conseguiu manter-se invicto e vencer todos os seus adversários. De facto, a equipa perdeu apenas um ponto ao longo da campanha (vitória de 2-3 em casa do Dumiense) e ainda somou 23 triunfos pela margem máxima de 3-0.
Números avassaladores de um clube que investiu forte no feminino, contratando jogadoras com currículo de I Divisão e complementando o plantel com produtos da formação, uma das melhores da modalidade, em Portugal.
Assim, o Esmoriz GC regressa à elite do voleibol nacional 20 anos depois. Em 2003, após garantir a manutenção, o projeto das seniores femininas esmorizenses foi descontinuado e, ao mesmo tempo, o clube perdeu a sua vaga no principal escalão. Um regresso quase póetico, depois de duas décadas a tentar recuperar posição.
Desde o regresso das seniores femininas ao clube, em 2009, que o trajeto tem sido sustentado. A chegada à II Divisão deu-se apenas em 2014 e, desde então, foram 9 anos a jogar no segundo escalão, quase sempre envolvido na luta pela manutenção e não pela da subida.
Em 2023 chegou (finalmente) o momento. Uma época épica onde, ao campeonato, se junta ainda a melhor prestação de sempre do clube na Taça de Portugal, onde foi avançando eliminatórias, ultrapassou o SC Braga (equipa da Liga LIDL) e caiu apenas nos quartos-de-final, diante do GC Vilacondense.
Em festa, para fechar a temporada, o Esmoriz GC desloca-se à Madeira para a 10.ª e última jornada da Série dos Primeiros, no próximo fim-de-semana. Em casa do Levada, e já com o título nas mãos, a equipa pretende fechar o ciclo com chave de ouro, garantindo 32 vitórias em 32 jogos de campeonato e 36 em 37 no total de 2022/23.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva